Jornal Estado de Minas

Dudu do Salão "derruba" Pedrão do Depósito; Pelé do Vôlei assume na Câmara de BH

Antes mesmo de dar posse aos vereadores eleitos neste ano, no próximo dia 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte está às voltas com a primeira dança das cadeiras entre os parlamentares. Uma das 41 vagas do Legislativo da capital trocou de dono: no lugar de Rogério Nogueira Barbosa (PTC), o Pedrão do Depósito, vai assumir José Francisco Filho (PT do B), mais conhecido como Pelé do Vôlei. A mudança está publicada  na edição desta quarta-feira no Diário da Justiça Eletrônico, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

A reviravolta aconteceu em função de uma pendência judicial,  resolvida pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Tudo começou com uma ação de impugnação da candidatura a vereador de Anderson Rodrigues Neves (PT do B), o Dudu do Salão, questionado judicialmente por não ter se desincompatibilizado do cargo de presidente da Associação dos Amigos e Moradores dos Bairros João Pinheiro e Alto dos Pinheiros seis meses antes das eleições, conforme prevê a legislação eleitoral. No entanto, o TSE entendeu que não havia necessidade para tanto já que a associação não administra recursos públicos, segundo prevê a lei nos casos da exigência de deixar o cargo para a disputa eleitoral.

Após a decisão do TSE, os 2.041 votos obtidos por Dudu do Salão puderam  ser computados pelo TRE-MG. O acréscimo desses votos ao PT do B, partido de Dudu, refletiram no quociente eleitoral, que é um índice usado para calcular o número de eleitos de cada legenda. Portanto, Dudu do Salão, mesmo sem se beneficiar diretamente, acabou ajudando a eleger o correligionário do seu partido, Pelé do Vôlei (PT do B), até então primeiro suplente com 4.546 votos. De quebra, Dudu do Salão acabou “derrubando” o Pedrão do Depósito, que obteve 6.079 votos.

A mudança deu à coligação PT do B/PP maior representatividade na Câmara de BH, que passou de três vereadores eleitos para quatro.
O PTC, por sua vez, fica agora com apenas um parlamentar, Joel Gomes Moreira Filho. Com a nova totalização, o quociente eleitoral da eleição para vereador em BH passou de 30.600 para 30.650. Não há mais casos de registros de candidaturas de Belo Horizonte pendentes de recurso no TSE..