Jornal Estado de Minas

Justiça determina prisão de secretário de Administração de Itaúna

Afonso Custódio Nascimento é acusado de destruir provas que seriam utilizadas em investigações criminais

Simone Lima
O secretário municipal de Administração de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, teve a prisão preventivamente decretada no final da tarde de quarta-feira. A decisão partiu do juiz da 1ª. Vara Criminal da comarca, Paulo Antônio de Carvalho. Afonso Custódio Nascimento é acusado de destruir provas que seriam utilizadas em investigações criminais. Ele foi encaminhado para a Cadeia Pública.
O mandato de prisão foi cumprido pela Polícia Militar (PM) na residência do secretário, no bairro Nogueira Machado. Informações ainda não oficiais adiantam que o juiz teria pedido a quebra do sigilo telefônico de alguns secretários, no entanto, o nome dos investigados ainda não foi revelado. A assessoria do Ministério Público informou que em um desses contatos, Nascimento teria arquitetado a destruição e manipulação de provas que interessam à apuração de crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude a licitações públicas.

A prisão preventiva não tem prazo determinado e pode durar até o final do processo criminal. Nenhum envolvido ou responsável pelo processo foi encontrado para esclarecer o caso. Todos os órgãos públicos da cidade estão fechados nesta quinta-feira, devido ao Dia do Servidor. Os celulares estavam desligados, o que impossibilitou o contato da reportagem.