Jornal Estado de Minas

Lula viaja a Manaus para apoiar candidata aliada

AgĂȘncia Estado
Colocado no centro do mensalão tanto pelo relator do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, quanto pelas supostas acusações de Marcos Valério, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma nesta quarta a agenda política. Ele viaja a Manaus para participar da campanha de uma aliada, Vanessa Grazziotin, candidata à prefeitura da capital de Amazonas pelo PCdoB. Lula desembarca no final da tarde na cidade e, à noite, participa de comício com a candidata que é apoiada pelo governador Osmar Aziz (PSD).
O ex-presidente cumpre agenda em Manaus também na quinta-feira, antes de retornar a São Paulo. Ele deve se reunir com a base de apoio à candidatura aliada e gravar para o horário eleitoral. Vanessa está em segundo lugar nas pesquisas, atrás do ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), que liderou a oposição ao governo durante a gestão de Lula. O ex-presidente considera questão de honra derrotar o tucano.

A presidente Dilma Rousseff já gravou mensagens de apoio a Vanessa. Outros três candidatos à prefeitura de Manaus integram a base aliada do governo: Serafim Corrêa (PSB), José Henrique Oliveira (PR) e Raimundo Maues (PTB). Pelo menos, um deles, o do PSB, também reivindica o apoio de Lula à candidatura.

No final de semana, o ex-presidente faz campanha na região do ABC, na Grande São Paulo. No sábado, participa de comício às 19 horas em São Bernardo, em apoio à reeleição do petista Luiz Marinho. No domingo de manhã, em Santo André, o ex-presidente sobe no palanque de Carlos Grana (PT) e, à tarde, faz comício em Diadema com o candidato petista Mário Reali.