(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma participará de campanha em BH a partir de setembro


postado em 16/08/2012 19:01

A presidente Dilma Rousseff decidirá só depois de 7 de setembro quando e como participará das campanhas municipais em todo o País. Segundo o senador Humberto Costa, candidato do PT à prefeitura de Recife (PE), Dilma deve seguir as prioridades do PT, que são, além da capital pernambucana, Belo Horizonte (MG) e São Paulo. "O presidente Rui Falcão esteve com ela e ela disse que até o dia 7 de setembro estará muito focada na questão da crise econômica e nessas medidas que foram tomadas (plano de concessão) além do problema das negociações das greves com o funcionalismo público. Depois do dia 7, ela vai decidir se vai só gravar ou se vai gravar e se vai a alguns lugares", revelou o candidato, após gravar para o seu programa do horário eleitoral gratuito com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo.

Ainda de acordo com o petista, o partido conta com a presença física de Dilma no Recife. "Se ela tiver alguma decisão em relação à campanha, Recife certamente vai estar nessa relação de prioridade, com São Paulo e Belo Horizonte", afirmou.

Humberto Costa esteve nessa manhã com Lula na produtora do marqueteiro João Santana, num bairro da zona sul da capital paulista. Além do senador pernambucano, gravaram inserções com Lula o ex-ministro Patrus Ananias (candidato do PT em Belo Horizonte), o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (candidato do PDT à prefeitura de Maceió) e o candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad. Costa conseguiu convencer o ex-presidente a ir a Recife duas vezes no primeiro turno: no início e no final de setembro. "Hoje o Humberto insistiu que quer uma visita no começo e no fim do mês", revelou o secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi. A preocupação de Costa é com o crescimento do candidato Geraldo Julio, do PSB do governador Eduardo Campos. "É natural que ele cresça, é o candidato do governador, com essa estrutura de visibilidade de campanha que há muito tempo não se vê na cidade", comentou Costa.

Já ao mineiro Patrus Ananias, Lula garantiu presença nos dias 30 e 31 de agosto em Belo Horizonte. "Ele está inteiramente identificado e comprometido com a nossa candidatura", disse Patrus ao deixar a produtora. O petista considera fundamental as participações de Lula e de Dilma em sua campanha "pelo que eles representam no Brasil". O petista avisou que pretende acionar judicialmente os adversários que usarem a imagem de Dilma nas campanhas. "Essa questão será resolvida pela nossa assessoria jurídica", disse.

Além de Belo Horizonte e Recife, Lula também se comprometeu a participar da campanha em Maceió ainda no primeiro turno. Os petistas querem também que Lula viaje a Manaus para alavancar a candidatura da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) à prefeitura contra o tucano Arthur Virgílio. "O Arthur está na frente, dois ou três pontos, e nós não vamos esquecer o Arthur tão cedo", disse um petista, referindo-se ao tucano como um dos principais desafetos do PT. "Por mim, ele não se elege nem a vereador", disse o cacique petista.

São Paulo

O candidato do PT em São Paulo, que na última semana gravou inserções para a TV com Lula, hoje gravou apenas para os programas de rádio com o ex-presidente. Na saída, Haddad revelou que a campanha não prevê mais agendas de rua com Lula até a estreia do horário eleitoral no rádio e na TV. "(A agenda de rua) vai depender das condições da TV. Aí talvez seja o caso de mobilizá-lo", disse o candidato, referindo-se à influência da propaganda diária nas pesquisas de intenção de voto.

De acordo com Haddad, Lula gostaria de participar de eventos grandes, como comícios, e que para isso aguarda o eleitorado entrar "no clima da campanha". "A gente achou melhor, junto com a equipe dele, usá-lo em eventos maiores", comentou.

Após gravar em São Paulo, Lula seguiu para o Rio de Janeiro no final da tarde desta quinta-feira (16), onde gravará inserções para o programa eleitoral do prefeito Eduardo Paes (PMDB).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)