Jornal Estado de Minas

PMDB ainda está de mãos atadas em BH

Partido que já havia confirmado Leonardo Quintão como candidato a prefeito está disposto a compor chapa com PT e já tem até nome de vice, mas ainda aguarda o convite

Daniel Camargos

O candidato a vice de Patrus Ananias (PT) virá, provavelmente, do PMDB. O deputado federal, Leonardo Quintão (PMDB-MG), oficializado em convenção para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte, deve deixar a disputa e o nome mais cotado para compor com os petistas é o do deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB). Sávio é um dos mais ferrenhos opositores do governo mineiro e do senador Aécio Neves. A escolha dele polariza ainda mais a disputa entre os tucanos, que apoiam a reeleição de Marcio Lacerda (PSB), e os petistas.

Sávio confirma as conversas, mas ressalta que qualquer decisão não depende apenas dele. “Depende da direção nacional, da estadual e do deputado Leonardo Quintão”, ressalta. Apesar do desejo de compor com os petistas, com o qual é afinado na Assembleia Legislativa o deputado diz que a posição do PMDB permanece a estabelecida na convenção. Quintão conversou ontem com as principais lideranças do partido no estado, mas para bater o martelo ainda faltava consultar o vice-presidente Michel Temer e o presidente do partido, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Informações de bastidores confirmam que o presidente já está trabalhando para fazer a ponte para o PMDB entrar na chapa do PT. Temer ainda não se manifestou, mas como presidente licenciado do partido é natural que entre no jogo.


Na última eleição, em 2008, Quintão disputou o segundo turno com Lacerda, enfrentando a aliança que contava com forte apoio do senador Aécio Neves (PSDB), então governador do estado e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), que deixava a Prefeitura de BH. Na semana passada, o peemedebista afinou o discurso com outros dois candidatos, Délio Malheiros (PV) e Eros Biondini (PTB), na oposição a Lacerda, acenando com a união num eventual segundo turno.


Demora

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Antônio Andrade (PMDB), afirma que uma mudança só é possível após uma posição oficial dos petistas. “A confusão do PT é tão grande e eles não definem quem é o candidato. Dessa maneira não é possível negociar”, reclama Andrade. Com o impasse, o deputado sustenta que não houve nenhuma conversa oficial com o PT e que ainda aguarda um comunicado oficial. Diante da indefinição, ele sustenta que a candidatura de Quintão está mantida.


Para Andrade, a possibilidade de uma composição é maior caso o nome do ex-prefeito Patrus Ananias seja confirmado. Entretanto, o PMDB não se entende sobre a questão. O vice-presidente da Executiva Municipal do PMDB, vereador Cabo Júlio, é enfático: “O PMDB não se associará ao PT como subalterno e vai manter candidatura própria. Não vamos ser subordinados a uma disputa que é do PT com o PSDB”, afirma.


O PMDB já havia lançado confirmado o nome do presidente estadual do PDT, Mário Heringer, como candidato a vice. A reedição da chapa PT-PMDB segue a dobradinha das últimas eleições, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) teve Michel Temer (PMDB) como vice. Na disputa pelo governo mineiro, Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (PT) foram derrotados por Antonio Anastasia (PSDB).