Jornal Estado de Minas

Adversários de Lacerda se articulam para chegar ao segundo turno das disputas

Partidos que correm por fora da aliança pela reeleição de Marcio Lacerda ainda definem candidaturas, mas três deles já têm nome certo para disputa e negociam a vaga de vice

Leonardo Augusto
Os adversários de Marcio Lacerda também não definiram a escalação do time que vai enfrentar o prefeito. Mas uma coisa é certa: O que não falta é gente para entrar em campo. O objetivo é um só. Levar a disputa para o segundo turno. Ao menos até o momento, três partidos garantiram o lançamento de candidatos para tentar derrotar o prefeito em outubro: PMDB, PV e PTB.
No PMDB, o pré-candidato é o deputado federal Leonardo Quintão, derrotado por Lacerda no segundo turno da disputa pela prefeitura em 2008. Confirmada a entrada na briga, será o concorrente com mais tempo de televisão. O partido mantém articulações para a indicação do vice, mas a tendência é que a vaga seja entregue ao PR.

O partido chegou a cogitar ainda o lançamento do deputado estadual Sávio Souza Cruz na corrida. Mas a tendência é de que o senador Aécio Neves (PSDB) vá até o fim do mundo para evitar que o parlamentar entre na disputa. Souza Cruz é um dos mais mais ferozes críticos dos governos do PSDB em Minas e poderia fazer um estrago incalculável com o tempo que teria na televisão.

Colega de parlamento do peemedebista na Assembleia, outro pré-candidato, Délio Malheiros (PV), tem como cartão de visitas a atuação como advogado na área do direito do consumidor, que em Belo Horizonte já contribuiu para a vitória nas urnas de outros candidatos. No Poder Legislativo estadual, uma das cadeiras já foi ocupada por Lúcia Pacífico, a coordenadora do Movimento das Donas de Casa. Na Câmara de Belo Horizonte, a atuação na área valeu a eleição de Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB).

Ontem, Délio Malheiros anunciou o aumento no número de integrantes na Executiva municipal do PV. Os novos participantes do comando da legenda em Belo Horizonte são ligados a sindicatos e entidades de classe e, conforme Malheiros, têm compromisso com sua pré-candidatura.

O candidato a vice do deputado deverá ser indicado pelo DEM. O presidente municipal e estadual dos Democratas, deputado estadual Gustavo Corrêa, garante, por outro lado, que a legenda terá candidatura própria. Malheiros, no entanto, diz que as chances de ter um representante do partido como seu vice são de 95%.

CANTOR Apesar de fazer parte de uma legenda de médio porte, o deputado federal Eros Biondini, pré-candidato do PTB, também tem razoável poder de fogo. O parlamentar faz parte do movimento Renovação Carismática, da Igreja Católica. Biondini é um famoso cantor de hinos religiosos, com vários discos no mercado. O parlamentar foi vice na chapa de Leonardo Quintão nas eleições de 2008.

Para dar mais força ao ataque na estratégia do todos contra um, o vice de Biondini poderá ser o deputado federal Stéfano Aguiar (PSC), que substituiu Mário de Oliveira (PSC) na Câmara dos Deputados. O parlamentar, que deixou o cargo para tratamento de saúde, é o presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular.