Jornal Estado de Minas

Juventude tucana usa Enem para atacar Haddad

AgĂȘncia Estado
ovens tucanos vão usar as falhas ocorridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos para atacar o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Em campanha pela eleição de José Serra (PSDB), o grupo pretende visitar universidades a partir de julho para criticar a gestão do petista no Ministério da Educação.
A ação anti-Enem será feita em debates nas instituições de ensino e nas redes sociais pelo núcleo jovem da campanha, sem a participação direta de Serra. A equipe do pré-candidato afirma que não deu aval aos ataques a Haddad e que pretende realizar apenas debates propositivos, mas a juventude tucana afirma que pretende fazer as críticas de maneira independente.

“Vamos trabalhar essa questão. Não é transformar ninguém em vilão, mas ponderar: se um gestor não consegue controlar um exame, como pode controlar uma cidade?”, diz o presidente da Juventude Municipal do PSDB, Breno Siviero. “Temos bons argumentos, sem inventar factoide ou atacar a vida pessoal do candidato.”

Os jovens querem usar o discurso contra o petista em reuniões informais, palestras e debates nas universidades com a participação de militantes de outros partidos. A campanha não ficará restrita a faculdades que usam o Enem em seus processos seletivos. Estão previstas ações em instituições como USP, Mackenzie, PUC, Faap e Fundação Getúlio Vargas.

O discurso começou a ser ensaiado em uma reunião da juventude tucana no início do mês. “Temos que falar que o Haddad é o ministro que fez o Enem vazar, ser adiado, ficar horrível. E o Serra foi o governador que fez a maior expansão do ensino técnico em São Paulo”, defende Lucas Sorrillo, integrante do grupo.

Estratégia


Reativada após um racha que esvaziou o grupo no ano passado, a Juventude Municipal do PSDB também será um braço informal da campanha de Serra na internet. Os jovens deverão atuar como voluntários para divulgar as realizações do tucano na Prefeitura e no governo estadual. A estratégia de comunicação na web será organizada pelo marqueteiro Luiz González.

Nas ruas, o objetivo do grupo é agregar jovens de diversos grupos sociais, extrapolando os limites do PSDB. Além das universidades, as ações devem se concentrar em setores culturais (hip-hop, funk, street dance), grupos religiosos (católicos, evangélicos, judaicos), núcleos de jovens empreendedores, clubes eventos de tecnologia e na maçonaria.