Jornal Estado de Minas

Dia do Basta leva belo-horizontinos às ruas em protesto contra a corrupção

Marcelo da Fonseca- enviado especial Elaine Pereira

- Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press

Belo Horizonte também se uniu ao protesto nacional contra a corrupção que ocorreu em várias cidades do país neste sábado, dia da Inconfidência Mineira. Cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, percorreram as ruas da região central da capital com apitos, faixas, caras pintadas e máscaras para exigir o fim do voto secreto, o julgamento do mensalão, a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa e que a corrupção vire crime hediondo no país, entre outras demandas.
Veja mais fotos do protesto em BH
O Dia do Basta à Corrupção, convocado pelas redes sociais, saiu da Praça Raul Soares e subiu a Avenida Bias Fortes em direção à Praça da Liberdade convocando todos os que estavam pelo caminho com gritos de ordem e canções contra alguns políticos. A manifestação teve acompanhamento da polícia durante todo o trajeto e chegou a interferir no trânsito por alguns minutos, mas sem causar grande transtorno ou confusão.
- Foto: Reprodução Facebook
Brasília
Sob o impacto do escândalo envolvendo políticos com a organização criminosa comandada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, cerca de três mil pessoas, pelos cálculos da Polícia Militar, participaram na manhã deste sábado da Marcha contra a Corrupção, na Esplanada dos Ministérios.
Veja fotos do protesto em Brasília
Entre os manifestantes havia muitos servidores públicos de categorias em greve, como a dos professores, além de jovens de cara pintada. A maior parte usava camisetas pretas.

Portando faixas e entoando palavras de ordem, os manifestantes protestaram contra a impunidade e o desvio de dinheiro público e pediram agilidade no julgamento do processo do mensalão, aberto em 2005 e até hoje tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns cartazes também pediam a transformação da corrupção em crime hediondo. Não houve incidentes.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção do Distrito Federal fez campanha pela marcha. O presidente da entidade, Francisco Caputo, ajudou a puxar a passeata, que percorreu o espaço da Esplanada onde milhares de pessoas se concentravam desde cedo para assistir aos shows e atividades relativas ao 52º aniversário de Brasília, comemorado no 21 de abril.

 

(com Agência Estado)