Jornal Estado de Minas

Órgãos federais discutem ações de combate à corrupção nesta quinta-feira em Brasília

AgĂȘncia Brasil
Brasília - Representantes de vários órgãos federais se reúnem a partir desta quinta-feira no 7º Fórum de Combate à Corrupção, em Brasília. O objetivo é discutir formas de evitar atitudes corruptas e de eliminar a impunidade no país. Serão apresentadas as medidas em execução, implantadas em alguns setores do funcionalismo público, na tentativa de melhorar a qualidade dos serviços e das atividades.
“A ideia é que cada um apresente o que tem sido feito , suas experiências e os efeitos”, disse o vice-presidente Jurídico dos Correios, Jefferson Guedes, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que foi ao ar nessa quarta-feira.

Guedes acrescentou ainda que várias das experiências já implementadas podem ser ampliadas e até seguidas por outros setores do governo. Como exemplos, ele citou medidas em execução no Banco do Brasil, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e nos Correios.

Ele lembrou também que quando os órgãos têm autonomia, o processo de apuração e de eventual punição é mais simples. “Na administração direta, o processo de demissão dos envolvidos tem mais celeridade”, disse ele.

Mas, além de ações internas dos órgãos e empresas, ele citou a importância da atuação externa do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público (MP), além da Advocacia-Geral da União (AGU), para casos específicos.