Jornal Estado de Minas

Duplicação da BR-381 sofre mais atraso

Ministro diz que os editais da duplicação serão lançados em 2012. Dilma prometera para este ano

Daniel Camargos

As obras dos quatro primeiros trechos que serão duplicados da BR-381 só começarão no ano que vem. A promessa anterior, feita pela presidente Dilma Rousseff, em visita a Belo Horizonte, em setembro, era que dois editais seriam abertos ainda este ano. Porém, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse nessa quinta-feira que os editais serão lançados apenas no primeiro trimestre de 2012. Com isso, para o início das obras ainda será preciso aguardar o processo de licitação.

De acordo com o Ministério dos Transportes, os lotes que darão início à duplicação do trecho crítico da rodovia são 8,7,6 e 4. Os três primeiros compreendem o trecho entre a capital até depois do trevo de Itabira, no Vale do Rio Doce. O lote 4 é entre Nova Era e Ribeirão Prainha. “Estamos concluindo a aprovação e o ajuste dos projetos, que serão lançados no primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou o ministro. A novela da duplicação se arrasta há tempos. Um dos últimos capítulos aconteceu na visita da presidente Dilma Rousseff, em setembro, a Belo Horizonte, quando a presidente prometeu que dois trechos da estrada seriam abertos neste ano.

A pasta ainda sente o efeito da crise provocada por contratos e licitações suspeitas, que derrubaram o ministro Alfredo Nascimento, o segundo demitido na faxina empreendida por Dilma. No total, seis ministros foram demitidos em 10 meses de governo. Passos, que era secretário-executivo e assumiu o posto de ministro, afirma que conduz um “processo de ajustamento da estrutura administrativa”.

Enquanto as obras não saem, muitas vidas são perdidas. A BR-381, no trecho entre a capital e Governador Valadares, é palco recorrente de graves acidentes. Levantamento do Ministério da Saúde aponta que o estado teve 1.057 mortes em rodovias federais no ano passado. Outro levantamento, esse da Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que 58,9% dos 14.176 quilômetros foram considerados regulares, ruins ou péssimos, 38,4% considerados bons e apenas 9,7% foram classificados como ótimos.

Lotes

No total, a duplicação da BR-381 está dividida em 10 lotes. A presidente Dilma chegou a dizer que os projetos executivos do restante dos trechos deveriam ser finalizados entre dezembro e fevereiro. Com eles em mãos, o governo espera divulgar edital para licitação dos lotes.

O trecho considerado prioritário é entre a capital e o Rio Una, com 70 quilômetros de extensão. O segmento será reformulado, com redução dos aclives e declives e eliminação de curvas em alguns pontos. Em outros, o raio da curva será ampliado. O raio atual é de 100 metros e no novo projeto o raio mínimo será de 230 metros, o que permitirá um aumento da velocidade média nesses trechos, aliado a mais segurança para quem trafega pela via.

Outra modificação será a construção de pontes e viadutos, o que inclui a nova ponte sobre o Rio das Velhas, onde aconteceu afundamento de um dos pilares. O projeto executivo para os lotes 9 e 10 será o último a ser licitado. Este trecho, entre o Rio Una, em São Gonçalo do Rio Abaixo, e Nova Era, é o mais montanhoso da BR-381.