Jornal Estado de Minas

Após primeira sessão de quimioterapia Lula deixa hospital

Lula deixou hospital no meio da tarde desta terça-feira após começar o tratamento do câncer de laringe. De acordo com os médicos, a doença não atingiu outros orgãos.

Marcelo Ernesto - Enviado especial a Curitiba
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou no meio da tarde desta segunda-feira o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula estava internado, desde à manhã dessa segunda-feira, para o tratamento de combate ao câncer de laringe. Os resultados dos primeiros exames apontam que não há risco do câncer atingir outros órgãos.

Segundo boletim médico divulgado pelos médicos que tratam o ex-presidente, a primeira sessão de quimioterapia ocorreu sem problemas. O ex-presidente, segundo o médico, apenas reclamou de fome. Lula teve de atrasar o almoço para se submeter a um exame minucioso chamado PET (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Positrons, em tradução livre) Scan, capaz de avaliar qualquer anormalidade no corpo do paciente.

O ex-presidente foi submetido à primeira sessão de uma série de três. A próxima ocorrerá em 21 dias. Para que Lula não sinta de forma intensa os efeitos colaterais do tratamento, a sessão durou cerca de três horas. De acordo com o médico Roberto Kalil, os exames feitos nesta terça-feira mostram que não houve metástase do câncer da laringe. “O resultado foi normal. Nenhuma novidade”, assegurou.


Pelo resultado de uma biópsia, a agressividade do tumor é considerada média e seu estágio de desenvolvimento é relativamente inicial. Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o fim deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012. Assessores do ex-presidente disseram que ele cancelou as viagens programadas até o fim de janeiro.

Confira galeria de fotos do primeiro dia de tratamento de Lula


Diagnóstico

O ex-presidente foi diagnosticado no último sábado com um tumor de aproximadamente 3 centímetros na laringe. Segundo os médicos, a doença está em uma fase de desenvolvimento que os médicos chamam de T2 e ainda não atingiu as cordas vocais do paciente. O resultado da biópsia feita no sábado indicou que a agressividade do tumor é considerada média e o estágio de desenvolvimento é relativamente inicial. Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o fim do ano e por um tratamento de radioterapia no início de 2012.

Com informações da Agência Brasil e Agência Estado

- Foto: