(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missa na Catedral da Sé marca início do Grito dos Excluídos em São Paulo

Em sua 17ª Edição, evento organizado pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reuniu centenas de pessoas em São Paulo


postado em 07/09/2011 16:36

Uma missa na Catedral da Sé, na região central da capital paulista, marcou o início da 17ª edição do Grito dos Excluídos na cidade. Depois do ato religioso, cerca de 300 pessoas seguiram em passeata em direção ao Monumento da Independência, no Ipiranga. Durante a concentração em frente à Catedral da Sé, índios da etnia Pankararé, de Osasco, apresentaram uma dança típica da tribo.

Este ano a manifestação defendeu a vida humana e a natureza destacado no lema "Pela Vida, Grita Terra. Por Direitos, Todos Nós", e reuniu movimentos sociais e pastorais sociais, que procuraram chamar a atenção da sociedade para a luta contra as drogas e a corrupção, e a favor da reforma política, entre outros assuntos.

O Grito dos Excluídos é organizado pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), por diversos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab), pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo e pela Campanha Jubileu Brasil.

O coordenador da Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo, Paulo César Pedrini, destacou a importância do evento este ano tratar de dois assuntos intimamente relacionados: a questão ambiental e a social. “Para a ambiental, porque temos grandes obras sendo tocadas e indicando que com elas haverá um sério comprometimento do meio ambiente, como no caso da transposição do Rio São Francisco e da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que expulsam populações ribeirinhas, indígenas. E a social, os problemas de sempre: trabalho, moradia, saúde e educação”.

O Grito do Excluídos existe desde 1995, e surgiu a partir da Campanha da Fraternidade daquele ano. Ele foi criado pelo Setor Pastoral Social da CNBB, ganhando a adesão d


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)