Jornal Estado de Minas

Vereadores aprovam projeto que prevê reajuste para servidores de BH

Alice Maciel
A primeira reunião extraordinária de setembro na Câmara Municipal de Belo Horizonte foi marcada pela aprovação, em primeiro turno, do projeto de lei 1840/11, que concede reajuste de 13,92% aos servidores municipais. A propsta beneficia cerca de 40 mil funcionários da Preferitura de BH, mas exclui aposentados por invalidez e por tempo de serviço proporcional.
Na tarde desta quinta-feira, 36 dos 41 vereadores votaram a favor do texto, de autoria do Executivo, e foram protocoladas doze emendas de parlamenteres e do próprio Executivo. Antes de ser apreciado em segundo turno, o PL deverá passar pelas comissões de Legislação e Justiça; Administração Pública; Orçamento e Finanças Públicas.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de BH (Sindibel), Célia de Lélis, o único acordo que não foi cumprido pela Casa diz respeito à data da votação do projeto. “O projeto deveria ter sido apresentado antes de julho. Só foi aprovado agora por pressão dos servidores”, afirma.

A previsão é que os reajustes sejam feito em quatro etapas, em julho e em novembro deste ano e de 2012. O valor referente a julho de 2011 será retroativo.