(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Amorim diz ter "apreço ao trabalho dos antecessores" mas evitar comentar mudança

Novo ministro da Defesa se esquivou da imprensa e elogiou trabalho do ex-ministro, Nelson Jobim


postado em 05/08/2011 14:36 / atualizado em 05/08/2011 15:20

Brasília - Nomeado oficialmente ministro da Defesa nesta sexta, Celso Amorim cancelou a entrevista coletiva que daria no início da tarde desta sexta, na Universidade Estadual da Paraíba. Em rápido pronunciamento, ele disse "ter apreço aos antecessores", mas, segundo a assessoria da instituição de ensino, Amorim justificou o cancelamento da entrevista alegando estar impedido de falar sobre as mudanças na pasta que comandará em substituição a Nelson Jobim, que deixou o cargo nessa quinta, em razão de recentes declarações que causaram desconforto ao governo federal.

Amorim está em João Pessoa desde essa quinta. De acordo com a assessoria da universidade, o convite para que o ex-chanceler fizesse uma palestra sobre Relações Internacionais e a política externa no governo Lula foi feito há mais de um mês pela Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII) da instituição. Apesar do cancelamento da entrevista, a palestra está mantida para o final desta tarde.

O evento teve mais de 500 inscritos de universidades da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, Maranhão, entre outros estados. A palestra ocorrerá no auditório da Estação Ciência, onde, durante a manhã, Amorim se reuniu com políticos e acadêmicos locais.

Ex-chefe das missões brasileiras na Organização das Nações Unidas (1995-1999) e na Organização Mundial do Comércio (1999-2000), Amorim foi ministro das Relações Exteriores entre os anos 2003 e 2010, sendo substituído pelo ex-secretário geral do ministério, Antonio Patriota, no início do governo Dilma Rousseff.


A nomeação de Amorim e a exoneração de Jobim estão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta.


Com Agência Brasil 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)