Jornal Estado de Minas

Dilma elogia 'herança' recebida de Lula na educação

AgĂȘncia Estado
Na cerimônia de entrega do Prêmio Anísio Teixeira, Dilma Rousseff afirma ser herdeira dos avanços de Lula na educação pública - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidente Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de entrega do Prêmio Anísio Teixeira para professores universitários para defender o que chamou de "herança bendita" recebida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa afirmação serve de resposta a alguns críticos que vinham se queixando dos gestos de afeto da presidente Dilma ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a alguns sinais de que ela poderia se afastar do governo anterior.
Repetindo o gesto que fez nessa quinta-feira, no Rio de Janeiro, Dilma citou pelo menos três vezes o ex-presidente Lula em seu discurso. "Eu herdei uma herança bendita no que se refere a educação. A herança do governo do presidente Lula", disse Dilma, reconhecendo que houve avanços no setor de educação antes dessa fase, como lembraram alguns dos homenageados presentes, mas ressaltando que foi a partir de 2003 que se deu a valorização do ensino público e que se passou a lutar por um processo mais sofisticado de educação.

A presidente assegurou que é um compromisso do seu governo aprofundar a conquista de vários anos no processo educacional e fez questão de dizer que tem muito orgulho do fato do presidente Lula ter criado, no período de 2003 a 2010, quando também fez parte do governo, mais escolas técnicas do que nos 100 anos anteriores.