(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeita de Governador Valadares leva para a administração dois antigos rivais

O candidato a vice na outra chapa em 2008 e o radialista que não poupava críticas à petista estão na prefeitura


postado em 06/07/2011 06:00 / atualizado em 06/07/2011 08:14

No poder, com ex-inimigos. A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa (PT), parece ter decidido levar ao pé da letra a máxima de que se não pode vencer o inimigo, alie-se a ele. A chefe do Executivo da cidade do Leste de Minas, com 263,6 mil habitantes, nomeou como secretários dois dos principais ex-aliados do seu maior rival na cidade, o deputado estadual Bonifácio Mourão (PSDB), candidato que derrotou nas eleições municipais de 2008. Um dos novos aliados da petista, Paulo Costa (PDT), secretário de Desenvolvimento, foi exatamente o companheiro de chapa do tucano, que disputava a reeleição.

O pedetista não admite ter mudado de lado. “Meu partido faz parte da base da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional e do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) na Assembleia”, justificou. Além de ter sido indicado a vice-prefeito na chapa de Bonifácio, Paulo foi secretário de Governo em outro mandato do tucano na cidade, entre 1997 e 2000. “Tenho uma experiência muito grande em gestão municipal”, diz o secretário.

Escolhido por Elisa para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Júlio Avelar (PV), além de também ter sido aliado de Mourão – foi líder do governo tucano na Câmara Municipal, em 2008 –, tem um programa na televisão local em que não poupava críticas à gestão da petista. Pelo menos até a chegada ao governo – os dois secretários foram nomeados há cerca de cinco meses.

Avelar nega ter reduzido as críticas à prefeitura depois de ter sido chamado para compor o primeiro escalão do governo municipal. “Hoje mesmo fui ao ar reclamando do que está acontecendo no Bairro Santos Dumont, que precisa de uma praça e está muito sujo”, diz. O secretário disse que quando foi convidado a participar do secretariado foi orientado a “criticar o que fosse necessário criticar”.

O programa de Avelar é transmitido também pela internet. Ele afirma ter cerca de 3 mil espectadores no mundo inteiro, conforme contagem feita pelo site. “Nós precisamos de políticos que se unam para desenvolver Governador Valadares”, diz o secretário. “Aqui estamos juntos. O problema é quando chega às esferas estadual e federal”, acrescenta.

Questão de opção

O deputado estadual Bonifácio Mourão não demonstrou qualquer insatisfação pela mudança de lado dos ex-aliados. “Foi uma opção que respeito”, disse. A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, não foi localizada para comentar a chegada dos novos aliados. Conforme a assessoria de comunicação, a prefeita estava cumprindo agenda fora da sede da prefeitura. O secretário de Governo, Silvano Gomes, que poderia falar por Elisa sobre a transformação de adversários em aliados, estava com a prefeita e também não foi localizado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)