(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Romário terá prioridade nos apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados

O ex-jogador será beneficiado por ser alvo de assédio frequente dos fãs


postado em 06/05/2011 08:42 / atualizado em 06/05/2011 09:43

O deputado Romário (PSB-RJ) afirma que tem sido procurado em busca de autógrafos até de madrugada (foto: Edilson Rodrigues/CB /DA Press)
O deputado Romário (PSB-RJ) afirma que tem sido procurado em busca de autógrafos até de madrugada (foto: Edilson Rodrigues/CB /DA Press)
Os disputados imóveis funcionais da Câmara dos Deputados serão distribuídos entre os parlamentares de acordo com critérios estabelecidos em um ato aprovado nessa quinta pela Mesa Diretora. Pela decisão, os apartamentos reformados serão dados prioritariamente aos portadores de deficiência, aos políticos com o maior número de mandatos e a antigos ocupantes do prédio que se mudaram quando a reforma teve início. A ideia de editar regras é uma tentativa de reduzir as pressões e o lobby dos deputados por uma vaga no primeiro escalão habitacional da Casa.

Para as regras, no entanto, haverá exceções. Uma delas vai beneficiar o deputado Romário (PSB-RJ), que não se enquadra entre as prioridades, mas entrará na lista de ocupantes dos imóveis.

O parlamentar pediu um apartamento alegando que tem sido constantemente incomodado por fãs no hotel em que se hospeda. O ex-jogador conta que os pedidos de fotos e autógrafos ocorrem nos horários mais inconvenientes, principalmente durante a madrugada. Romário disse que na semana passada um fã bateu a sua porta às 3h e disse que estava ali porque sabia que “ele ficava mais tranquilo naquela hora”.

Os argumentos do ex-jogador sensibilizaram os deputados, inclusive alguns que estão na fila por imóvel funcional. Sem resistências, Romário deve se sobrepor aos critérios adotados pela Mesa Diretora na reunião de ontem, passando a ser um dos ocupantes do prédio que será entregue no próximo mês.

A reunião do comando da Câmara também autorizou o início das licitações para a reforma de outros três blocos. No próximo mês, deve ser lançado o edital que vai escolher a construtora responsável pelas obras das unidades C, D e E da 302 Norte.

“Creio que estamos caminhando com esse tema. As normas oficializadas sobre a distribuição dão segurança e adotam critérios justos. Com a reforma dos novos blocos, teremos mais vagas para distribuir”, avalia o quarto-secretário, Júlio Delgado (PSB-MG).

Verduras

Na reunião dessa quinta, a Mesa Diretora também deveria decidir sobre o caso de cassação de mandato do deputado Francisco Vieira Sampaio, o Chico das Verduras (PRP-RR). Ele foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado por suspeita de compras de votos na eleição de 2006. O caso está nas mãos da Mesa, que adiou para o próximo encontro as discussões por conta de três pedidos de vista.

A intenção dos parlamentares foi ganhar tempo para que um recurso apresentado pelo acusado seja julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante as conversas sobre o parlamentar cassado, alguns secretários afirmaram que a defesa de Chico das Verduras alega que as provas contra ele foram forjadas e que ainda há recursos pendentes na Justiça. Apesar da boa vontade da Mesa com o colega cassado, o regimento determina que os pedidos de vista durem apenas uma reunião. O que, teoricamente, obrigaria os parlamentares a decidirem o caso na próxima semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)