(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rui Falcão terá comando limitado no PT


postado em 30/04/2011 06:00 / atualizado em 30/04/2011 07:23

Novo presidente do partido (foto) não terá a liberdade de seu antecessor, José Eduardo Dutra(foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Novo presidente do partido (foto) não terá a liberdade de seu antecessor, José Eduardo Dutra (foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
O deputado estadual paulista Rui Falcão conquistou a Presidência do PT até 2013, mas não levou o posto de principal interlocutor do partido com a presidente Dilma. A posição ficará nas mãos do secretário de Organização, Paulo Frateschi, que tem mais laços com o governo. Embora eleito por unanimidade, Falcão não era o candidato dos sonhos do Planalto. Até quinta-feira, o grupo Construindo um Novo Brasil (CNB) esperava que José Eduardo Dutra optasse por prorrogar a licença, mas Dutra preferiu renunciar para se dedicar integralmente a tratamento de saúde.

Enquanto o CNB tentava chegar a um nome com o aval de Lula e Dilma, Falcão mobilizou a bancada petista na Câmara. Lula e Dilma chegaram a tratar do nome do senador Humberto Costa (PT-PE), que recusou a proposta por não ter o apoio de todo o partido. Os deputados, por exemplo, em especial os paulistas, consideraram que não havia motivos para não dar a vaga ao vice, Rui Falcão.

Lula chancelou a indicação de Falcão quinta-feira, antes de jantar com Dilma no Alvorada. A ideia de decidir rapidamente a sucessão de Dutra foi para não gerar uma crise no momento em que o governo vai bem e precisa estar focado na definição de alianças rumo às eleições municipais de 2012, na reforma política e de olho na conjuntura econômica. Dilma, embora tenha preferência por Frateschi, cumpriu protocolo e telefonou para Falcão, cumprimentando-o pela posse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)