(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma espanta rumor de atritos com Lula

Depois de comentários de que sua relação com o antecessor estaria estremecida, presidente não poupa elogios à gestão anterior durante lançamento de programa em Belo Horizonte


postado em 29/03/2011 07:29

Em meio a boatos de que sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria estremecida, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez nessa segunda-feira mais um afago ao seu antecessor. Em solenidade no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante lançamento do programa Rede Cegonha, a presidente encerrou seu discurso agradecendo “ao legado de Lula” que, segundo ela, vai permitir que o Brasil dê um salto maior do que o ocorrido nos últimos oito anos. “Eu recebi um país diferente. Eu recebi um país que tinha conseguido através da política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tive a honra de suceder, dar um salto maior ainda do que o presidente conseguiu dar em seu primeiro governo”, afirmou Dilma, ao mesmo tempo em que a plateia gritava o nome de Lula. O nome do ex-presidente foi um dos mais ovacionados durante a cerimônia, perdendo apenas para as palmas recebidas pela própria Dilma.

A presidente prometeu honrar a “herança” recebida de Lula e pediu a ajuda de prefeitos, governadores e parlamentares de todas as legendas para implantar os projetos necessários para o desenvolvimento do país. A presença de representantes do DEM, PPS e PSDB no palanque da presidente foi também um dos destaques do evento de ontem na capital mineira.

No fim do dia, logo após o retorno de Dilma para Brasília, a presidente embarcou para Portugal em companhia de Lula. Ela vai acompanhar o ex-presidente na cerimônia da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo, onde ele será homenageado com o título de doutor honoris causa.

Os elogios de Dilma a Lula foram feitos menos de uma semana depois de o governo federal apoiar resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo a investigação do Irã por causa de denúncias de violação dos direitos, postura diferente da que vinha sendo adotada pelo Brasil nos últimos anos. Desde 2003, início do mandato do presidente Lula, o Brasil não votava contra o Irã na ONU. Ele também ocorreu logo após a ausência de Lula no almoço oferecido pelo Palácio do Planalto ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Convidado, o ex-presidente não compareceu à recepção, o que acabou gerando especulações, principalmente por parte da oposição, a respeito do relacionamento entre Dilma e Lula.

Compromisso

Repetindo o discurso de posse, Dilma afirmou que o grande compromisso de seu governo é acabar com a miséria no Brasil, tarefa que ela mesma reconheceu não ser fácil e um tema que também era um dos favoritos do ex-presidente Lula. “Posso não conseguir acabar nos meus quatro anos, mas eu vou insistir tanto nisso, que esse objetivo de acabar com a miséria vai ficar selado nas nossas consciências, de cada um de nós. Porque, se é um esforço do governo federal, é um esforço dos governos estaduais e dos prefeitos. Conto com cada prefeito e prefeita, com governadores, com cada um de vocês para transformar este país em um país rico e sem pobreza”, defendeu Dilma, que estava acompanhada do governador Antonio Anastasia (PSDB) e também do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB).

Durante o evento, o público aproveitou para entregar cartas para a presidente e também fazer pedidos. Uma das pessoas da plateia pediu ajuda da presidente para que o Estatuto do Idoso saia do papel. Dilma também ouviu pedido para a implantação do piso dos professores e da melhora da remuneração dos profissionais da saúde. Belo Horizonte foi escolhida pela presidente para o lançamento do programa Rede Cegonha que terá R$ 9,4 bilhões em recursos até 2014 para ampliar a rede de assistências às gestantes e bebês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)