(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo publica Lei Orçamentária de 2009


postado em 31/12/2008 10:45 / atualizado em 08/01/2010 03:53

O governo federal publicou na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial" da União a lei orçamentária de 2009. A lei estima a receita da União para 2009 em R$ 1,660 trilhão e fixa a despesa em igual valor.

Determinado a evitar eventuais prejuízos às obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inovou ao sancionar o Orçamento Geral da União para 2009 antes do último dia do ano. O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) disse que há dez anos isso não ocorria no país.

"De 1988 até agora é a primeira vez que será sancionado o Orçamento dentro do ano", disse na segunda Bernardo, após quase duas horas de reunião com Lula, quando ele sancionou a lei orçamentária.

A interlocutores, o presidente tem avisado que 2009 será um ano de inaugurações e viagens pelo país. Lula pretende reforçar o PAC como carro-chefe do governo e, sempre que possível, estará acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Dilma foi apelidada por Lula como a "mãe do PAC" e é sua favorita na disputa pela Presidência da República.

Com a sanção, ocorrida nesta terça-feira, e os remanejamentos, o governo espera garantir meios de investir em projetos, considerados prioritários, sinalizando à sociedade que há reações concretas para evitar a contaminação da crise financeira internacional.

Para as obras do PAC, apesar dos cortes feitos pelo Congresso Nacional, o objetivo é remanejar recursos extras do Orçamento de 2008, além de outras medidas via decreto presidencial.

Bernardo disse que os "remanejamentos" nas obras do PAC envolvem cerca de R$ 650 milhões. Segundo ele, o objetivo é dar prioridade aos projetos em fase mais adiantada. Como exemplo, citou o Projovem (Programa de Inclusão de Jovens), da Secretaria Nacional de Juventude, que será favorecido pelo remanejamento de recursos.

Orientações

Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informam que a idéia é manter os esforços para que os efeitos da crise financeira internacional não atinjam as metas fixadas pelo governo. Por isso, o risco de cortes nas obras do PAC ganhou a versão de remanejamento de prioridades por parte da equipe econômica.

Sem dados concretos sobre a arrecadação de 2009, a equipe definiu que, se for necessário, haverá redução do superávit primário para garantir os investimentos públicos.

Ontem, o governo federal decidiu adiar para janeiro o anúncio sobre os eventuais cortes na proposta do Orçamento de 2009. Mas a equipe econômica já decidiu que por enquanto, as emendas parlamentares em bloco e individuais não serão executadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)