(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plenário frustra ação do prefeito de Betim

Vereadores engavetam projeto polêmico enviado por Carlaile Pedrosa (PSDB) no fim do mandato, transferindo ginásio poliesportivo do município para associação ligada a empresa de transportes


postado em 30/12/2008 07:37 / atualizado em 08/01/2010 03:53

Falta de acordo sobre proposta leva Câmara Municipal de Betim a desistir de projeto enviado em regime de urgência pelo Executivo(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )
Falta de acordo sobre proposta leva Câmara Municipal de Betim a desistir de projeto enviado em regime de urgência pelo Executivo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )

Fracassou a tentativa do atual prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB), de transferir para a Associação Social e Esportiva Sada, responsável pelo time de volêi da cidade, o Ginásio Esportivo Ricardo Medioli, no Bairro Teresópolis, na periferia da cidade. Os 17 vereadores não chegaram a consenso e, sem acordo, engavetaram o polêmico projeto de lei. Encaminhado pelo Executivo faltando 34 dias para o fim do mandato, a proposta não foi incluída na pauta da última reunião plenária do ano. Na segunda-feira, os parlamentares aprovaram três projetos de lei: a cessão da atual sede da Câmara Municipal para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a renovação dos contratos temporários dos guardas municipais e a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 5 milhões para o pagamento de despesas com pessoal.

O projeto de lei foi encaminhado em regime de urgência, o que o fez entrar direto na pauta sem passar por nenhuma das comissões. O vereador Alex Amaral (PDT), vice-prefeito eleito de Betim, conseguiu esvaziar o plenário para que a proposta não fosse apreciada de imediato.

Na segunda, o vereador Eutair dos Santos (PT) confirmou que não houve acordo para a votação do projeto. “Se o Sada sair de Betim não será por falta de condições”, disse. O próximo governo vai manter toda a estrutura que o time utiliza há dois anos, desde que começou a treinar na cidade. O que inclui, segundo o vereador Amaral, treinos e jogos nos dois ginásios da cidade – o Ricardo Medioli e o Divino Braga, no Centro da cidade –, além de espaço no Clube Teuto. “Não podemos é doar um espaço público para uma empresa privada. Temos projetos para o ginásio e para a comunidade carente daquela região”, reforça o vereador.

Em nota encaminhada à redação logo que o projeto foi apresentado na Câmara, a prefeitura alegou que o ginásio foi construído por meio de uma parceria com a empresa Sada Transportes, que investiu cerca de R$ 1 milhão nas obras. “A Prefeitura de Betim e a Associação Social e Esportiva Sada firmaram uma permissão de uso especial, com o objetivo de não atrapalhar a continuidade da equipe profissional de vôlei Sada/Betim que necessita do espaço para treinamentos e jogos oficiais”, diz a nota.

--------------------------------------------------------------------------------

ANÁLISE DA NOTÍCIA

Efetuar a transferência ou cessão de patrimônio público entre órgãos ou para empresas privadas em fim de mandato é uma atitude condenável e leva a crer que tem a intenção apenas de prejudicar o sucessor. Ainda que negociada anteriormente, nenhuma medida desse tipo pode ser tomada às vésperas de uma troca de governo sem ganhar a conotação de represália pela derrota nas urnas. A cidade, a população devem estar acima de disputas políticas ou pessoais. (Marcílio de Morais)

Comente esta matéria
opiniao.em@uai.com.br

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)