(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda anuncia a demissão de 250 assessores


postado em 30/12/2008 06:41 / atualizado em 08/01/2010 03:53

Com o vice-prefeito eleito Roberto Carvalho (E), Márcio Lacerda lança medidas emergenciais para os primeiros 90 dias de governo(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press)
Com o vice-prefeito eleito Roberto Carvalho (E), Márcio Lacerda lança medidas emergenciais para os primeiros 90 dias de governo (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press)

O núcleo da equipe de governo do prefeito de Belo Horiozonte, Fernando Pimentel (PT), que sai, foi mantido pelo que entra, Márcio Lacerda (PSB). Em coletiva à imprensa realizada segunda-feira à tarde, Lacerda anunciou seis nomes vinculados ao PT e que já são secretários ou subsecretário, dois do PSDB e um do seu partido, PSB. O futuro prefeito também anunciou a demissão, pelo Diário Oficial do Município de quarta-feira (dia 31), de aproximadamente 250 assessores que ocupam cargos comissionados municipais, dos quase 1,5 mil existentes na prefeitura, e a relação de 15 medidas emergenciais a serem implementadas nos primeiros 90 dias de gestão.

O prefeito pretende, com esse enxugamento da máquina, obter recursos para promover a criação de pelo menos duas secretarias, a mais imediata delas de Meio Ambiente, que será reservada ao Partido Verde (PV). A outra, cuja criação será coordenada pelo vice-prefeito, Roberto Carvalho, também presente à coletiva, é a de Trabalho, Juventude e Esporte. As demais entidades públicas, como as fundações de Parque e Jardins, Zoobotânica e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), bem como os titulares das administrações regionais e os cargos adjuntos das secretarias, serão definidos no decorrer de janeiro, segundo Lacerda. Para a Fundação Municipal de Cultura ele apontou o nome de Thaís Pimentel entre os que estarão na lista tríplice, para escolha do Conselho Curador.

Posse

Lacerda informou que a sua posse será às 14h do dia 1º (quinta-feira), na Câmara dos Vereadores, a transmissão do cargo às 16h do mesmo dia e a posse do secretariado e dos novos gestores da administração indireta, às 9h30 do dia 2 (sexta-feira).

As chuvas torrenciais que atingem o município também são motivo de preocupação do novo prefeito, que, entre as 15 ações emergenciais de início de governo, a serem implementadas nos três primeiros meses de sua administração, listou um plano de reforço para combate à dengue e outro para eliminação de áreas de risco da capital mineira, que colocam em perigo a população, especialmente a mais carente. “As circunstancias climáticas precisam de atenção”, justificou ele, ao anunciar as ações de defesa civil.

A primeira reunião de trabalho da equipe já está marcada para o dia 5, quando Lacerda pretende detalhar a cada um dos seus auxiliares o programa de governo. “A reunião será um trabalho de planejamento estratégico”, informou, e pretende apresentar o plano emergencial dos primeiros 90 dias. Até abril o prefeito espera ter em mãos o plano estratégico para 20 anos, que contará com o apoio de consultoria externa e a colaboração de 30 instituições e especialistas de todas as áreas.

O prefeito confirmou seu apoio ao nome da vereadora Luzia Ferreira (PPS) para a presidência da Câmara dos Vereadores. Em seu terceiro mandato, Luzia poderá ser a primeira mulher a ocupar o cargo na capital . “Ela é muito idealista, é uma aliada e nos entendemos muito bem”, definiu o prefeito , ressaltando, no entanto, que a tarefa de escolha é da Câmara, que também empossará os seus 41 novos titulares na quinta-feira, na mesma cerimônia de condução do novo prefeito.

Internos

O prefeito também explicou a indicação de dois nomes para cargos de ocupação interina (Controladoria e Educação), mas que podem ser posteriormente confirmados como titulares. Um deles é da atual subsecretária de Educação, Macaé Evaristo, que assumirá para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo PT. Segundo o novo prefeito, o programa da Escola Plural, da atual administração, “não foi bem empreendido”. Para dar ao partido (PT) que tem sua história ligada ao processo educacional de BH a chance de encerrar bem anos de atuação, ele decidiu mantê-lo à frente da pasta. Lacerda anunciou a construção de 100 escolas infantis nos quatro anos de mandato, das quais 70 já têm locação definida por meio de desapropriações.

Macaé poderá ser trocada por Jorge Nahas, que continua à frente da Secretaria de Políticas Sociais. A indefinição é necessária para permitir ajustes que atendam os partidos que o apóiam. “Fica em aberto esta oportunidade”, explicou, ao definir como “bons projetos” para a Educação os programas Escola Infantil e a Integrada, elaborada por sua equipe de transição. O outro interino é o controlador geral, Milton Souza Júnior, que é auditor de carreira e ficará acumulando a função até que o atual controlador Luciano de Araújo Ferraz defina sua situação funcional. Ele se afastou para fazer concurso. Lacerda também informou que vai ocupar as administrações regionais com nomes de perfil técnico – mesmo que indicados pelos partidos de sua base de apoio. Para ele, é fundamental que não tenham pretensões políticas, para que não interrompam os programas de governo com o lançamento de suas candidaturas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)