(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aliados cobram espaço em Juiz de Fora

Custódio Mattos nomeia equipe técnica e partidos querem cargos na administração


postado em 21/12/2008 08:41 / atualizado em 08/01/2010 03:54

-->O tucano Custódio Mattos, eleito prefeito de Juiz de Fora com o apoio de 14 legendas, vem procurando montar um governo com o perfil técnico, o que incomoda parte da base aliada. A equipe anunciada até agora conta com 16 nomes. Duas pastas ainda estão sem titular: agropecuária e segurança. Dos secretários escolhidos por Custódio, apenas quatro têm filiação partidária: Manoel Barbosa, da Secretaria de Governo, Márcio Gomes Bastos, da pasta de Transportes e Trânsito, e Maria Helena Leal Castos, de Receita e Controle Interno, militam no mesmo partido do prefeito, o PSDB.

Vitor Valverde, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, está nas fileiras do PDT, partido do vice-prefeito, Eduardo Freitas. A futura secretária de Atividades Urbanas, Sueli Reis de Souza, embora filiada ao PMDB, está licenciada da legenda. Esse é, aliás, o nome mais polêmico até agora das listas divulgadas por Custódio. Sueli foi secretária de Governo, durante um ano e meio, do ex-prefeito Alberto Bejani (sem partido), que renunciou ao cargo de dentro da cadeia, em junho, depois denúncias de corrupção.

Além disso, o perfil profissional de Sueli, que é advogada, com atuação principalmente no setor jurídico do Banco do Brasil, não corresponde com o da pasta para qual foi nomeada. Nos bastidores, a justificativa para escolha da ex-vereadora (1997-2000), entre outros motivos, é sua participação no primeiro governo de Custódio (1993-1996), quando passou pelas secretarias de Governo, Administração e Negócios Jurídicos.

Os partidos aliados, por sua vez, em tons diferentes, cobram a fatura. “Será uma frustração ficar fora do governo”, disse o presidente regional do DEM e secretário-geral do partido no estado, o deputado estadual Leonardo Moreira. Apesar de lembrar que a legenda conquistou 18 mil votos, o que garantiu a eleição de Custódio, o deputado, ressaltou, por outro lado, que o DEM não fez imposição de nomes ao futuro prefeito. “Mas devido à performance, o partido tem expectativa de ser lembrado no primeiro escalão”, afirmou.

O deputado federal Luiz Fernando Faria, presidente do PP na Zona da Mata, espera, pelo menos, que o partido seja contemplado no segundo escalão.

CASSADO

Dois dias depois de ser diplomado, o prefeito reeleito de Capitão Enéas (Norte de Minas), Reinaldo Teixeira (PTB), foi cassado sexta-feira pelo juiz de Francisco Sá, Ademar Batista da Paixão, devido a denúncia de fraude na campanha. Ele foi acusado de contratar 112 pessoas quando já havia começado o período eleitoral.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)