(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cota pessoal está fora da disputa

Nas primeiras indicações para o secretariado, prefeito eleito de Belo Horizonte mostra que reservou pastas consideradas estratégicas para preencher sem interferência dos partidos


postado em 21/12/2008 08:36 / atualizado em 08/01/2010 03:54

Cristina Horta/EM/D.A Press 19/11/08
Márcio Lacerda (PSB) nomeou amigo e ex-diretor de suas empresas Josué Valadão para a Secretaria de Governo
-->As negociações para montagem do novo governo deixam claro que, além da redução da influência do PT na prefeitura, do aumento do poder do PSDB e da entrada do PV, Márcio Lacerda não vai abrir mão de indicações pessoais para três das principais secretarias do município: Governo, Finanças e Planejamento. Na semana passada, Lacerda anunciou o ex-superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Josué Costa Valadão como secretário de Governo. O ex-dirigente empresarial é amigo do prefeito eleito e foi diretor de empresas que Lacerda possuía no setor de telecomunicações.

A interlocutores, o próximo prefeito da capital já afirmou também que pretende fazer indicação pessoal para a Regional Barreiro, hoje ocupada por um aliado do presidente da Câmara dos Vereadores, Totó Teixeira (PR). A decisão de Lacerda pode ter como base o fato de ter perdido na regional, nos dois turnos da eleição, para o rival Leonardo Quintão (PMDB).

Sobre a entrada do PSB no governo, uma das fontes que participam das negociações afirma que o partido não terá cargos no primeiro escalão do município. O argumento apresentado é que a legenda venceu as eleições na capital. “Já ganhou a prefeitura, quer mais o quê?”, indagou a fonte, ainda tensa com o andamento das articulações. Os partidos nanicos que apoiaram a candidatura de Márcio Lacerda (PR, PMN, PSC, PSL, PTN, PTC e PRP), além do PP e PTB, que também fizeram composição com o PSB, não terão cargo nas principais secretarias. “O conjunto dos partidos pequenos, pode, no máximo, levar uma regional”, conta um dos interlocutores de Lacerda. Como Pampulha, Centro-Sul, Leste, Venda Nova e Barreiro já estão comprometidas, entrariam na disputa pela Nordeste, Noroeste, Norte ou Oeste.

Câmara

A ocupação dos cargos nas regionais poderá influenciar na relação de Márcio Lacerda com vereadores eleitos e reeleitos. Conforme um dos candidatos que venceram a disputa por vaga no Parlamento da capital, tradicionalmente parte dos cargos nas regionais são entregues a aliados dos vereadores. “Se um parlamentar é votado em Venda Nova, por exemplo, indica um dos dois assessores para aquela regional”, conta a fonte. Dos 41vereadores que ocuparão cadeira na Câmara de Belo Horizonte nos próximos quatro anos, 24 foram reeleitos e 27 são novatos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)