(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avanços no combate à corrupção no país

É desanimador pensar que quem deveria estar trabalhando em prol do combate esteja envolvido em esquema de fraude e corrupção


postado em 10/12/2008 09:41 / atualizado em 08/01/2010 03:57

No Dia Mundial de Combate à Corrupção, a Polícia Federal prendeu no Espírito Santo integrantes do primeiro escalão da Justiça do estado, todos sob a acusação de venda e manipulação de sentenças. É desanimador pensar que quem deveria estar trabalhando em prol do combate esteja envolvido em esquema de fraude e corrupção. Mas, ao mesmo tempo, é reconfortante saber que o fato de ocuparem cargos tão importantes não impediu o trabalho de investigação e até mesmo a prisão, mesmo por enquanto apenas preventiva.

A corrupção é uma praga da administração brasileira, que ocupa lugar de destaque no ranking da organização não-governamental Transparência Internacional sobre pagamento e cobrança de propina no serviço público em todo o mundo. Mas o Brasil vem enfrentando com diversas ações esse problema, que, segundo balanço do site Contas Abertas, que fiscaliza a aplicação de recursos públicos, movimenta por ano no país cerca de US$ 10 bilhões, o equivalente à soma dos gastos anuais dos ministérios dos Transportes, das Cidades, do Turismo, do Esporte e da Cultura.

Um exemplo dessa política de enfrentamento é o surgimento da Controladoria-Geral da União, que instituiu uma fiscalização por sorteio das verbas federais repassadas aos municípios que tem ajudado e muito a combater o desvio dos recursos públicos, e a criação de uma força-tarefa de combate à corrupção pela Procuradoria-Geral da União. Existe também o trabalho desenvolvido pela Encla, sigla para um grupo de trabalho formado por diversos órgãos do governo federal para combater a lavagem de dinheiro. Isso sem falar do trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal. Apesar dos avanços, o Brasil ainda tem um longo e tortuoso caminho pela frente para a erradicação dessa praga, mas já tem o que comemorar.

Aliança PT/PSDB

Articuladores da aliança que reuniu o PT e o PSDB na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT) trocaram vários afagos na manhã dessa terça-feira. O governador agradeceu ao petista a “parceria exitosa” e ressaltou a sua coragem ao enfrentar a direção nacional do PT e ala do partido que tentaram barrar a dobradinha que elegeu Márcio Lacerda (PSB). Pimentel retribuiu prontamente, afirmando que o futuro poderá uni-los politicamente novamente.

Medalha

Ao lado do Grupo Cultural AfroReggae e da ex-candidata a presidência da Colômbia, Ingrid Bittencourt, o secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Maurício Campos Júnior, recebe hoje, em Brasília, a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. Serão 24 homenageados, entre empresários, ONGs e líderes políticos e esportistas. A medalha foi criada em 1983 para destacar cidadãos, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social que marcaram o Brasil por suas contribuições nas diversas áreas.

Anistia para torturadores

O governo via ficar em cima do muro na ação que contesta a anistia concedida a militares acusados de tortura durante a ditadura militar. Para evitar desgaste, a advocacia geral da União vai enviar ao Supremo Tribunal Federal a posição dos ministérios da Defesa, Justiça, Casa Civil e Direitos Humanos sobre o assunto. Obviamente que a maioria é contra a extensão da Lei da Anistia aos torturadores, mas a palavra final será dada pelo Supremo.

Prévias tucanas

O governador Aécio Neves voltou a defender a realização de prévias no PSDB para a escolha do candidato a presidente da República nas eleições de 2010. O mineiro é um dos nomes cotados para a disputa, ao lado do governador de São Paulo José Serra. Segundo ele, ainda há um “longo caminho” para ser percorrido pelo partido antes dessa decisão, que deverá ser tomada no segundo semestre do ano que vem. Caminho que inclui conversas com partidos aliados, que poderão fazer parte da tão propalada “convergência política” defendida pelo mineira.

Empresas suspeitas

A maioria das construtoras do Leste mineiro envolvidas no esquema de fraudes que deu origem à Operação João-de-barro, deflagrada pela Polícia Federal a partir de investigações do Ministério Público e da Polícia Federal, integram a lista de empresas inidôneas ou proibidas de contratar com a administração pública. A relação completa está no Portal da Transparência, mantido pela Controladoria Geral da União.

Alessandra Mello é repórter de Política do jornal Estado de Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)