(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Betim doa bens públicos no fim do mandato

No fim do mandato, prefeito de Betim transfere ginásio do município para entidade privada e dá aos vereadores a sede da prefeitura. Eleita, Maria do Carmo Lara vê propostas absurdas


postado em 30/11/2008 08:22 / atualizado em 08/01/2010 03:59

Projeto enviado à Câmara Municipal concede a propriedade do edifícioque abriga a prefeituraao Legislativo(foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press)
Projeto enviado à Câmara Municipal concede a propriedade do edifícioque abriga a prefeituraao Legislativo (foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press)

 

Faltando 34 dias para o término de seu mandato, o prefeito de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Carlaile Pedrosa (PSDB), enviou para a Câmara Municipal, em regime de urgência, dois polêmicos projetos que não contam com a aprovação da prefeita eleita, Maria do Carmo Lara (PT), que assume o cargo em 1º de janeiro. Um deles transfere para a Associação Social e Esportiva Sada, responsável pelo time de volêi da cidade, a administração do ginásio esportivo Ricardo Medioli, localizado no Bairro Teresopólis, periferia da cidade. A transferência vale por 10 anos. O outro destina o atual prédio da prefeitura para ser a sede da Câmara Municipal.

Os dois projetos chegaram à Câmara na tarde de terça-feira e, como estavam em regime de urgência, entraram direto na pauta de votação sem passar por nenhuma das comissões, como prevê o regimento interno. O vereador Alex Amaral (PDT), vice-prefeito eleito de Betim, esvaziou o plenário para que as duas propostas não fossem apreciadas de imediato. Nesta semana elas entram novamente na pauta.

A prefeita eleita disse considerar um “absurdo” as duas propostas. Segundo ela, no início deste mês, quando foi instalada a comissão de transição, Carlaile garantiu que deixaria para a sua administração a decisão sobre o novo prédio da Câmara, para que a nova administração não começasse sem sede.

Proposta de lei prevê que complexo esportivo seja administrado por associação pelo prazo de 10 anos(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press -6/10/08)
Proposta de lei prevê que complexo esportivo seja administrado por associação pelo prazo de 10 anos (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press -6/10/08)
Parte das secretarias da atual gestão está sendo transferido para o centro administrativo construído no antigo prédio da cerâmica Safran, no Centro da cidade. No entanto, a prefeita eleita não pretende transferir a administração para o local. “Não acho o local apropriado. Mas, como essa é uma obra do prefeito Carlaile, acho que ele tem de inaugurar o prédio e transferir para lá as pastas que ele quiser. Mas não posso assumir sem sede”, reclama. A prefeita eleita defende uma nova sede para a Câmara, mas, segundo ela, a intenção é debater alternativas e quem sabe construir um novo prédio.

Área de lazer

A cessão da administração do ginásio para a Associação Social e Esportiva Sada, comandada pelo atual secretário de Esportes, Celso Rosa, também foi criticada pela prefeita eleita. “Pelo visto, querem criar um governo paralelo”, reclama. A prefeita disse que não foi consultada sobre essa cessão e afirma que o ginásio foi construído com recursos do governo federal, da prefeitura e da iniciativa privada. A associação foi criada oficialmente este ano, um mês antes do início da campanha eleitoral.

Ela afirma que o complexo esportivo é a única área de lazer da região do Teresopólis, um dos bairros mais populosos e carentes do município, e que a nova administração tem planos de usar o lugar para desenvolver programas voltados para a juventude. “Estão cedendo a administração de um equipamento público para uma entidade privada.” Segundo ela, um convênio assinado pela prefeitura em setembro deste ano autoriza o time de vôlei da cidade a usar o ginásio durante todo o tempo em que a equipe estiver em atividade. “Por isso, essa cessão é desnecessária”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)