Jornal Estado de Minas

Múcio diz que Congresso é soberano para avaliar fidelidade partidária

A flexibilização da fidelidade partidária é um assunto que voltou a ser discutido entre os políticos, na opinião do ministro das Relações Institucionais, José Múcio. "Há um desejo de todos , que vai ao encontro do que também a Justiça pensa, de que haja uma oportunidade ”.
Múcio lembrou que já tramita no Congresso uma proposta segundo a qual aqueles que têm mandato, podem mudar de partido a quatro meses das eleições. Ele destacou, porém, que o Congresso é soberano para decidir.

“Não tenho dúvida de que esse será o caminho”. Para o ministro, de certa forma, a sociedade já absorveu a norma, também aceita pelos políticos, de que os mandatos pertencem aos partidos. Ele avaliou que nesta legislatura a vigência da fidelidade foi uma experiência diferente para os parlamentares.

Múcio participou em Brasília de encontro promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir a oferta e a demanda de energia. Durante os dois dias de debate serão abordados temas como a energia nuclear e o meio ambiente, a produção de biocombustíveis e os riscos de desabastecimento.