(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva, dengue e meio-passe são prioridades de Márcio Lacerda


postado em 04/11/2008 06:29 / atualizado em 08/01/2010 04:06

Prefeito eleito fez ontem reunião com equipe da CBTU para tratar das obras do metrô(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Prefeito eleito fez ontem reunião com equipe da CBTU para tratar das obras do metrô (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O prefeito eleito Márcio Lacerda (PSB) começa a delinear um plano de ação para os primeiros 90 dias de governo, destinado a evitar a interrupção de serviços essenciais e solucionar problemas típicos do tempo de chuvas. Na segunda-feira, em reunião com a equipe de transição, foram assinaladas, como primeiras ações de curto prazo, a intensificação do combate ao mosquito da dengue, o monitoramento e intervenção nas áreas de risco, além de estudos para a implementação de compromissos de campanha como o meio-passe para alunos carentes, definições relacionadas ao Hospital Metropolitano do Barreiro, que tende a ser implantado na área do Julia Kubitschek, além da intensificação do diálogo com os movimentos sociais organizados. Ao mesmo tempo, a equipe se debruça sobre um planejamento de longo prazo para a definição de obras de infra-estrutura. Já foram definidos como prioritários, o ramal do metrô, sentido Calafate-Barreiro, a duplicação da Antônio Carlos, além da alça do viaduto para Nova Lima.

“Teremos dentro de todos os temas relacionados as nossas ações de transição. Vamos avaliar os passos nesta semana para que possamos entrar em 2009 com coisas equacionadas, tanto medidas de curto quanto de longo prazo”, afirmou Márcio Lacerda, quando deixou a reunião pela manhã. Participaram o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), o deputado federal Antônio Roberto (PV), deputado estadual Wander Borges (PSB), deputado estadual Durval Ângelo (PT), Juarez Amorim (PPS), Mário Assad (PV), Jorge Nahas (PT) e Beatriz de Oliveira Góes.

Depois de assinalar que o objetivo das reuniões da equipe, neste momento, é possibilitar uma transição com continuidade de todos os projetos essenciais, Lacerda acrescentou ser também fundamental fazer o levantamento de todas as obras em curso na cidade, além dos projetos de lei que estão na pauta da Câmara Municipal. “Esta semana vamos cuidar de vários assuntos com impacto para 2009”, disse, particularmente preocupado com a extensão do ramal do metrô até o Barreiro. No orçamento deste ano há previsão de R$ 180 milhões para obras de ampliação da linha 1 do metrô, na rubrica do Ministério das Cidades e das emendas de bancada. Nesse sentido, a equipe de transição busca gestões em Brasília para não só liberar, como também, tentar mudar a concepção da aplicação desses recursos para a extensão do ramal até o Barreiro.

O hospital metropolitano do Barreiro, outra promessa de campanha, está no topo das prioridades de Lacerda. “O Barreiro tem um hospital que é o Julia Kubistchek, que tem até um pequeno pronto-socorro. Se fizermos lá o hospital metropolitano, na área do Julia, podemos potencializá-lo e ter inclusive um pronto-socorro. A idéia é fazer na área do Julia”, disse Lacerda.

Politicamente, o prefeito eleito articula reuniões para a semana que vem com os vereadores eleitos, com a bancada mineira em Brasília, além de um encontro com os prefeitos eleitos da região metropolitana. Com os vereadores, ele discutirá as prioridades de intervenções na cidade e, com a bancada federal, debaterá o Orçamento de 2009, tentando viabilizar emendas de bancada para Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)