Jornal Estado de Minas

O poder de uma boa história

O médico Edelweiss usa a tecnologia para se aproximar de seus pacientes e sua história é inspiração para médicos e pacientes - Foto: Unimed Uberlândia
 
Quem não gosta de uma boa conversa, repleta de “causos”? É fato que desde os primórdios, a linguagem é o que nos une, pois é por meio dela que compartilhamos nossas experiências.

Numa época em que as informações são difundidas em diversos canais e em grandes volumes, as empresas têm apostado em novas formas para chamar a atenção das pessoas.

Uma delas é por meio de uma técnica conhecida como storytelling, termo em inglês para “contação de histórias”. “São narrativas que privilegiam o entretenimento e a emoção e, por essa razão, têm muito mais chances de serem aprovadas na triagem inicial feita pelo nosso cérebro”, explica Renata Faber, fundadora e roteirista da Gaveta de Histórias, empresa especializada em storytelling.

Além de fortalecer a comunicação entre as organizações e os públicos, o storytelling também é amplamente utilizado na publicidade. Como exemplo, ela cita uma campanha feita pela BMW, em 2001.

Na época, a montadora divulgou uma série de vídeos, estrelada por artistas de peso, onde os carros apareciam em situações inusitadas daquelas exploradas pela publicidade convencional. “Em muitas cenas, os veículos apareciam com latarias amassadas, decorrentes das aventuras vividas pelos personagens das histórias.

Ao apostar em um conteúdo mais verossímel e com verdade humana, a campanha, foi um sucesso perante o público”, conta Renata.

Dentre os clientes da Gaveta de Histórias está a Unimed. Em outubro, o Sistema lançou o site historiasquetransformam.com.br.

Nele, é possível conferir relatos de médicos, pacientes, colaboradores e parceiros, também disponíveis nas mídias sociais, sobre os mais diversos temas. “Os conteúdos inspiram todos, pois são experiências que valorizam a história de cada um”, conta Aylan Melo, diretor de Integração e Mercado da Unimed Federação Minas, instituição que representa política e institucionalmente as Unimeds do Estado e é responsável pelo projeto.
 
O diretor conta que a criação da iniciativa vai ao encontro da humanização, um dos principais valores da Unimed no que se refere ao atendimento. “Somos uma das marcas mais admiradas do país, o que nos dá a chance de partilhar boas histórias capazes de emocionar e fortalecer a conexão com todos os nossos públicos”, ressalta.
 

 
 
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