Jornal Estado de Minas

NEGÓCIOS

Cooperativismo conquista ambiente empresarial

O trabalho conjunto para um bem comum é o que move o cooperativismo, modelo de negócios criado no Reino Unido e que completa 134 anos em 2018. Na data em que se celebra do Dia do Cooperativismo (7 de julho), há muito o que se comemorar. Isso porque cada vez mais ele tem inspirado organizações de pequeno, médio e grande portes de todo o mundo.

 

Em Minas Gerais, o valor movimentado pelas cooperativas tem evoluído de forma significativa, especialmente nos últimos cinco anos, destaca Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais). “Entre os anos de 2011 e 2016, foi registrada evolução de 59%”, afirma.

Altemar Lúcio Leite destaca que o cuidado é a essência do cooperativismo médico - Foto: Ernane Hebert Motta

Ainda segundo o Sistema Ocemg, em 2016, existiam 768 cooperativas no Estado. Dentre os ramos que mais crescem está o da saúde. “Comparando o valor movimentado pelo segmento, houve aumento de 35% no quadriênio 2012/2016”, conta Ronaldo. Ele acredita que a evolução é justificada pela preferência das pessoas por um atendimento mais personalizado e humanizado, uma das premissas do cooperativismo. 


Em 2016, 14% da população mineira usufruíam de planos oferecidos por cooperativas médicas. Dentre eles, estão os serviços ofertados pelas 67 cooperativas da Unimed.

“A proximidade e a atenção aos clientes são valores muitos apreciados pelas pessoas hoje, independentemente se estão adquirindo serviços ou produtos. Na área médica, essas características são fundamentais para um serviço de excelência”, diz o presidente da Unimed João Monlevade, Altemar Lúcio Leite.

.