(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas GESTOR FINANCEIRO

Gestor financeiro tem função estratégica na empresa

O tempo é de crise. As atenções, portanto, não poderiam estar voltadas para outro lado: as finanças estão em pauta em todos os ambientes. Na verdade, prestar atenção nas finanças do negócio sempre deve ser o foco em uma organização, afinal, mesmo antes da crise, o país já enfrentava um triste cenário.


UNA VIRTUAL
Conteúdo patrocinado
UNA VIRTUAL
postado em 04/08/2016 14:39 / atualizado em 04/08/2016 14:50

De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), aproximadamente 50% das empresas fecham as portas antes de completarem 3 anos de existência por problemas financeiros.

Gestor financeiro tem função estratégica na empresa(foto: Divulgação)
Gestor financeiro tem função estratégica na empresa (foto: Divulgação)


Diante dessa realidade, é claro, a figura do gestor de finanças ganha o devido destaque.

Na era do conhecimento e, diante dos novos tempos, necessidades inéditas surgiram no mercado. Informação é tudo, daí a necessidade do gestor financeiro atuar em conjunto com a cúpula administrativa, para adicionar valor ao processo decisório por meio de suas avaliações e interpretações.

Hoje, o gestor financeiro deve ser um verdadeiro líder: é preciso que ele comande a sua equipe para sair da logística operacional e começar a se envolver com todo o negócio, se comprometendo com os objetivos e metas da empresa.

O gestor financeiro é peça fundamental para garantir a competitividade de qualquer negócio.

Entre as atividades de um gestor financeiro estão: as atividades de monitoramento (controle orçamentário, realização de auditorias internas, análise de mercado, entre outros); atividades transacionais , embora mais rotineiras, é justamente aqui que o gestor financeiro consegue garantir a eficiência do negócio, ou seja, auxilia a produzir mais gastando menos;atividades estratégicas (participar ativamente do planejamento estratégico do negócio).

Portanto, ser um gestor financeiro é assumir, hoje, uma postura de liderança.

Para se destacar no mercado é preciso se preparar. A dica é apostar na capacitação. Hoje, existe uma série de cursos, pós-graduações, entre outros, que fornece o suporte necessário para que o profissional enfrente este mercado e conquiste a sua vaga. Além disso, é claro, o gestor financeiro deve focar em aspectos pessoais de liderança, pois a ideia do xerife já está mais do que ultrapassada.

Acesse o site da Una Virtual e saiba mais sobre cursos de graduação e pós-graduação à distância.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)