(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MITOS E VERDADES SOBRE EAD

Mitos e as verdades sobre os cursos de Ensino à Distância

Os cursos de EAD caíram nas graças da comunidade acadêmica, empresários e estudantes. É cada vez maior o número de pessoas em busca deles.


UNA VIRTUAL
Conteúdo patrocinado
UNA VIRTUAL
postado em 25/07/2016 09:02 / atualizado em 27/07/2016 11:15

Eles caíram nas graças dos estudantes brasileiros. Fazer um curso de nível superior à distância é a bola da vez na educação mundial. São inúmeros os fatores que tem atraído cada vez mais pessoas em busca dessa modalidade de ensino. Isso ocorreu especialmente depois que novas tecnologia foram incorporadas (como recursos de áudio e vídeo), melhorando a qualidade dos cursos e tornando essa modalidade ideal para quem deseja cursar uma graduação ou pós de alta qualidade, gastando menos tempo perdido no trânsito e menos dinheiro.

São inúmeros os fatores que tem atraído cada vez mais pessoas em busca de cursos de nível superior à distância.(foto: Divulgação)
São inúmeros os fatores que tem atraído cada vez mais pessoas em busca de cursos de nível superior à distância. (foto: Divulgação)


Pensando em todas essas nuances, e visando esclarecer as dúvidas sobre o assunto fizemos uma pesquisa do que é mito e verdade sobre os cursos de EAD.
É mito que quase ninguém faz pós ou graduação a distância. Dados apontam crescimento expressivo dessa modalidade de ensino.

No período de 2001 a 2011, o crescimento na quantidade de matrícula em cursos de graduação a distância foi de 5.500%, enquanto na graduação presencial, o crescimento foi de 95%.

É verdade que o EAD é mais barato. Isso é possível, graças a redução de custos administrativos.

É mito que os cursos de EAD têm baixa qualidade. Dezenas de cursos de graduação a distância têm nota máxima do MEC. A redução de custos administrativos libera recursos para que as mais importantes universidades a distância do país invistam na contratação dos melhores quadros de profissionais do mercado, além de mais investimento em recursos tecnológicos.

É mito que os cursos de pós-graduação virtual ou graduação a distância são 100% on-line. É exigência do MEC que ao menos as avaliações sejam presenciais. Cursos que exijam atividades laboratoriais também devem exercer esse treinamento de forma física.

É verdade que o curso a distância tem mais professores disponíveis para tirar dúvidas do que em um curso presencial. Quem cursa uma graduação EAD conta com diversos tutores disponíveis para esclarecimento de dúvidas ou correções de tarefas.
É mito que os cursos a distância se resumem a vídeo-aula. Além das vídeo-aulas, o aluno conta com um completo material didático para estudar previamente e se preparar para as exportações do professor, exercícios que serão corrigidos de forma eletrônica ou por outros tutores, debates e fóruns virtuais.

É mito também que constará no diploma que o curso foi feito a distância. O MEC não permite qualquer distinção entre cursos presenciais e a distância e que há preconceito no mercado. O mundo mudou, e a educação não poderia ficar de fora dessa esteira. A visão do mercado de trabalho também mudou. Atualmente, o mundo corporativo começa a enxergar o aluno que se formou em um curso a distância como um profissional potencialmente mais disciplinado, autônomo e organizado.

Quer saber mais sobre cursos de graduação e pós-graduação à distância? Acesse Una Virtual.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)