(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MAIS INOVAÇÃO

EXPOSIBRAM 2019 marca início da transformação da mineração brasileira

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração fomentou diálogo para inovação do setor durante 4 dias de programação em Belo Horizonte


Exposibram 2019
Conteúdo patrocinado
Exposibram 2019
postado em 11/09/2019 11:56 / atualizado em 11/09/2019 12:21

Autoridades e participantes durante solenidade na EXPOSIBRAM 2019(foto: Glenio Campregher)
Autoridades e participantes durante solenidade na EXPOSIBRAM 2019 (foto: Glenio Campregher)
Uma indústria mais segura para as pessoas e o ambiente, mais próxima das comunidades, mais transparente, inclusiva e aberta a críticas e sugestões e incentivadora da inovação. Estes são os principais resultados que o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) quer apresentar à sociedade ao longo dos próximos meses, a partir de uma nova e ampla diretriz da entidade e de suas mineradoras associadas. 
 
O anúncio foi feito pelo Instituto durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2019), desenvolvida entre os dias 9 e 12 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte, com iniciativas que marcam o início de um processo de transformação da mineração brasileira. 
 
Durante o evento, quatro principais eixos foram destacados pela nova política do IBRAM voltada ao setor mineral. Conheça a seguir. 
 

Eixos de trabalho

 
  • Estabelecimento de metas mensuráveis, verificáveis, reportáveis, críveis, alcançáveis e implementáveis para a indústria mineral em 12 áreas essenciais, com 37 ações para o setor. As metas estão expostas na ‘Carta de Compromisso do Instituto Brasileiro de Mineração Perante a Sociedade’ e as mineradoras poderão aderir voluntariamente aos compromissos assumidos pelo IBRAM. A Carta está acessível no Portal da Mineração
  • Assinatura, em 9/9, de acordo de cooperação com a Associação de Mineração do Canadá (MAC) para implantar no Brasil a metodologia TSM (Towards of Sustainable Mining) ou ‘Rumo à Mineração Sustentável (TSMBrasil)’. Esta é uma oportunidade inequívoca para as mineradoras aperfeiçoarem as práticas ambientais e sociais; 
  • Lançamento, em 11/9, do ‘Guia IBRAM de Boas Práticas para Gestão de Barragens e de Outras Estruturas de Disposição de Rejeitos’, publicação inédita no Brasil, com conteúdo formulado e formatado por cerca de 50 especialistas, com contribuições do público via web – o acesso será gratuito no Portal da Mineração
  • Articulação institucional com empresas da cadeia produtiva da mineração, entidades, Academia e governos federal, estaduais e dos municípios mineradores para estruturar ações conjuntas em prol de uma mineração ainda mais sustentável e responsável com as pessoas e o ambiente. 
  • O IBRAM afirma que este amplo movimento setorial ganhará volume e musculatura institucional nos próximos meses e sua evolução será compartilhada com a sociedade por vários canais de comunicação.
 
Autoridades e empresários inauguram oficialmente a EXPOSIBRAM 2019(foto: Netun Lima)
Autoridades e empresários inauguram oficialmente a EXPOSIBRAM 2019 (foto: Netun Lima)
 

EXPOSIBRAM 2019

A EXPOSIBRAM 2019 traz a Minas Gerais números expressivos, que deverão resultar em bons negócios e movimentação da economia do Estado nos próximos anos. A edição reuniu mais de 490 estandes com expositores e congressistas de 30 países e movimentou 45 mil visitantes.
 
Além disso, 1.700 trabalhadores foram cadastrados nos seis dias de montagem da feira e outras 4.500 pessoas cadastradas para atender nos estandes entre 9 e 12 de setembro. Ao todo, mais de 900 pessoas trabalharam nos diversos serviços para a organização de forma direta e indireta por meio da cadeia produtiva atrelada ao evento.
 
Autoridades e participantes durante solenidade na EXPOSIBRAM 2019(foto: Glenio Campregher)
Autoridades e participantes durante solenidade na EXPOSIBRAM 2019 (foto: Glenio Campregher)
 
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)