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Q-Commerce: nova forma de comprar e vender


18/01/2022 04:00

Nathália Royo
Especialista em inteligência de mercado da Galunion
 
Como mencionado no artigo sobre “Insights do WebSummit 2021 para o food service”, notamos uma clara tendência na adoção rápida do que chamamos de Q-Commerce (ou Quick Commerce – traduzindo diretamente, comércio rápido). Essa tendência, que engloba entregas mais rápidas e logística com menores distâncias, foi acelerada pela pandemia e influenciada pela tendência de cuidado mencionada no artigo “A importância de CUIDAR”.

Um dos exemplos é a proliferação das dark kitchens e dark groceries, respectivamente cozi- nhas e mercados que vendem apenas on-line, sem atendimento presencial.

Observamos no WebSummit a tendência de contato direto por meio de muitas startups que traziam soluções para estabelecimentos de food service atenderem diretamente ao seu consumidor, em sua maioria no modelo white label, em que a marca visível para o consumidor é a do próprio operador.

Um ponto importante para evitar problemas de abastecimento e ter uma distribuição eficiente e sustentável é a presença local na compra e na venda, como foi destacado pelo CTO da SAP, Juergen Mueller. Ponto que é muito relevante para o Q-Commerce. Nessa linha, vimos exemplos de hortas urbanas e agricultura vertical usando tecnologia para produzir com menor desperdício, sob demanda, com disponibilidade de produtos o ano todo e mais perto do consumidor final.

A britânica GOPHR, especializada em serviços de entrega no mesmo dia, trouxe um questionamento sobre o modelo atual de last mile do deli- very. Com base em indicativos e opiniões de experts, propôs um novo modelo, chamado Networked Delivery (ou modelo de entregas por rede), em que há diversos pontos de origem de estoque e/ou finalizações de acordo com as necessidades de cada comunidade, para que as entregas sejam mais rápidas, eficientes e sustentáveis. Somando isso ao que vimos de aplicação de drones, ficamos com a certeza de que ainda teremos muitas mudanças pela frente. 


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