Jornal Estado de Minas

Vacinar, vacinar, vacinar. O resto é o resto

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

Fábio P. Doyle
Jornalista
Da Academia Mineira de Letras
 
Brigam, falam, discutem, acusam, investigam, dão entrevistas, exibem supostas bravezas, formam comissões, anunciam punições. Perdem tempo demais. Tempo deles e nossos, leitores, telespectadores. Cansados, enfastiados. Enquanto isso, o mal maior que se espalhou pelo mundo todo, que foi criado e exportado pela China comunista, matando, hospitalizando, empobrecendo, desempregando, quebrando e falindo economias até então prósperas, continua sua trajetória de horror e terror.




 
São muitos, e não apenas o governo federal, o presidente da República, os culpados pela omissão inicial, pela lerdeza  com que estão sendo aplicados os soros, afirma-se, salvadores, em toda a população. Lentidão que permanece, para vergonha geral, todos os dias, em todos os municípios de todo o país. É o que se vê e se lê  nos jornais, nas TVs.
 
Vacinar, vacinar, vacinar. É o que precisa ser repetido por todos, todos os dias. Fora da imunização, não há solução. O resto é paliativo.
 
Perde-se, também, muito tempo em briguinhas de comadres na beira de tanques. Em entreveros pequenos por divergências ideológicas. Por ciúme, por inveja. Por recalques de derrotas eleitorais. Exatamente em meio a uma crise sanitária grave, séria, nunca acontecida nos últimos 100 anos - a última, conta a história, foi a da gripe espanhola, no começo do século passado. O momento exige união geral em busca de solução definitiva. A do controle da pandemia, que somente será alcançado com 80% da população vacinada.
 
Exemplo da briga de comadres é a que envolve exatamente o ministério mais importante para o momento atual, o da Saúde. Bolsonaro não tem sido feliz na escolha de titulares da pasta, desde a tumultuada gestão do Sr. Mandetta, que se julgava e se portava como um super ministro, acima do próprio presidente que o nomeou. Segundo ele, o surto de coronavírus desapareceria em setembro (de 2019)!
 
A esquerda insensível à gravidade da pandemia e à necessidade de união e apoio, transformou Mandetta em ídolo, apenas para provocar Bolsonaro. E só tem criado problemas para os seus sucessores. Eduardo Pazuello, o penúltimo no cargo, foi perseguido e atacado, com ou sem razão. Ele cometeu falhas como todo ser humano, e é general do Exército, o que as bancadas marxistas-petistas não suportam. Não aguentou a pressão desgastante e foi substituído pelo quarto titular, o médico cardiologista Marcelo Queiroga. Que mesmo antes da posse, já começava a ser atacado, inclusive por ter, como é de boa educação, elogiado o seu antecessor.




 
O novo ministro da Saúde declarou que no ministério "vai seguir Bolsonaro", o presidente que o nomeou. Está apanhando por isso. Queriam um "vai seguir Lula"?
 
Outro comportamento estranho, lamentável, condenável na política nada ética e respeitável de nosso país nos últimos 15 anos (ou mais?), é o caso do deputado federal Daniel Silveira, preso via "mandado de prisão em flagrante", pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, por usar palavrões considerados de baixo nível para atacar o Supremo e seus integrantes.
 
Prendem um deputado por dizer o que pensa e soltam um ex-presidente que assaltou, com seus protegidos, a Petrobras, que arrombou os cofres da União, que quebrou o país. E que agora pode repetir o que de tão grave e sujo fez no passado Na última semana, talvez  intimidado pelas manifestações de protesto contra o STF, contra os abusos cometidos por ele e seus colegas na Corte e de apelos pela intervenção militar, o ministro Alexandre de Moraes, o autor da violência contra o deputado Daniel Silveira, recuou e transformou a prisão na cela pela doméstica, com tornozeleira. Foi suficiente?
 
Tudo isso nos leva a repetir o que disse a respeito um ministro do STJ que nem sempre concorda com seus pares: " É de estarrecer!". E definiu o autor da prisão em flagrante (sic),  como "um Xerife"
.

TRÊS NOTAS

A PBH decretou lockdown na cidade. Ninguém pode sair de casa a não ser em emergências, ninguém pode comemorar aniversários nem dentro de sua casa, ninguém pode sair para fazer compras, ninguém pode fazer exercícios físicos, como caminhadas e ginástica nas praças e parques, todos fechados com grades. Mas ônibus lotados, passageiros sentados sufocados pelos que estão em pé, isso pode...




 
Mais de 40 mil empresas foram extintas em virtude da COVID-19 em MG. Multiplique por 4 para calcular o número de desempregados. E acrescente o de seus familiares que deles dependem para comer e sobreviver. É ou não é o  caos?
 
O país todo se movimentou na semana passada com as manifestações contra o STF, contra governadores e prefeitos e a favor de Bolsonaro e de seu governo. Faixas pediam intervenção militar. Milhões participaram das passeatas. Em BH, começou na Praça do Papa, descendo a Afonso Pena para terminar na Praça da Liberdade. Jornais impressos, como o EM, cobriram o movimento. Mas as TVs se omitiram. Só flashes rápidos em algumas. O que provocou o comentário: "Se fosse contra o presidente a cobertura televisiva seria massacrante, entrando pela noite, com entrevistas agressivas dos líderes da manifestação". Pois é... 

audima