(none) || (none)
UAI

Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. ASSINE AGORA >>

Publicidade

Estado de Minas

Isolamento social estimula leitura infantil


17/10/2020 04:00

Marília Paiva
Presidente do Conselho Regional de
 Biblioteconomia – 6ª Região (MG/ES)
 
A pandemia de COVID-19 avançou pelo Brasil, obrigando grande parte da população ao isolamento social para conter a velocidade de disseminação da doença.  A rotina foi modificada, as aulas, suspensas e as crianças  em casa sentem falta do ambiente escolar, do contato com os amigos e das atividades ao ar livre. O entretenimento dos pequenos desafia pais e responsáveis a investir no hábito da leitura como uma atividade extremamente benéfica ao desenvolvimento infantil e, mais ainda, em tempos de pandemia, como uma forma de ocupar o tempo ocioso. 
 
A diversidade disponível de obras literárias infantis é enorme, desde as fantasiosas até as interativas, como brincadeiras e jogos. Quem não tem muitas obras em casa e tem o privilégio do acesso à internet pode acessar obras temporariamente disponíveis, gratuitamente, em sites de editoras e outras entidades. Um exemplo é a plataforma Kidsbook, oferecendo 13 obras, sem necessidade de cadastro. Outro exemplo é a ONG Mais Diferenças, com livros em formatos acessíveis (audiovisual, libras, daisy e texto) às crianças com diferentes tipos de deficiência. Ao iniciar a leitura, o livro virtual ganha vida com animações e sons, inclui recursos como audiodescrição, chamando a atenção dos pequenos e tornando a leitura acessível e atraente. Os recursos auxiliam na promoção do interesse pelo material, principalmente entre meninos e meninas que ainda não desenvolveram esse hábito. As plataformas dispõem de títulos com histórias importantes e reais em linguagem apropriada, como Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca, ou clássicos revisitados, como O alienista, de Machado de Assis.
 
Quem tem livros guardados ou perdidos pela casa pode oferecer às crianças a experiência única do livro impresso, com peso, cheiro, formato e cores que atraem a humanidade há tanto tempo. Afinal, muitos podem ter em casa um livro comprado e nunca lido, um presente rejeitado, um livro querido que foi afastado do convívio pela correria do cotidiano.
 
Desde histórias leves até construções literárias mais complexas e sofisticadas, os livros infantis apresentam muitas escolhas para promover o desenvolvimento literário, cognitivo e interpretativo, afastando os pensamentos de um cotidiano tenso. A prática da leitura ajuda a combater o estresse. Pesquisa da Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos reduz em até 68% os níveis de estresse. 
 
Incentivar a leitura é uma atividade útil no momento, podendo ajudar a desenvolver, também, um hábito para quando a pandemia cessar. Aproximando os pequenos da prática da leitura literária com afeto é possível proporcionar oportunidade de acessar a arte, a fantasia e imensas possibilidades de reflexão sobre a experiência humana com livros por toda a vida. Em casa, experimentando o livro sem a obrigação escolar, pode-se fazer da leitura um ato divertido e recreativo, mais uma das coisas boas da vida quando tudo passar. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)