(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDITORIAL

PIB traz confiança

A reação ainda é muito tímida, mas sinaliza que os investidores começam a recuperar a confiança no Brasil


postado em 30/08/2019 04:00


Não dá para soltar foguetes, mas foi recebida com alívio a notícia do crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Havia o temor de que a economia iria apresentar índice negativo pelo segundo trimestre consecutivo – no primeiro a queda foi 0,1% –, o que configuraria recessão técnica, cenário que não poderia ser pior para o país, justamente quando todas as expectativas se voltam para a urgência da retomada econômica. Diante do resultado, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já se fala em taxa de até 1,1% para este ano – previsões mais pessimistas eram de, no máximo, 0,4%.

A reação ainda é muito tímida, mas sinaliza que os investidores começam a recuperar a confiança no Brasil, sobretudo por causa do desempenho do setor industrial, que cresceu 0,7%, e da volta dos investimentos. Até agora, a indústria era a grande preocupação dos economistas, já que passou longo tempo sem esboçar reação – apesar de todo seu potencial –, desde o período recessivo de 2015 a 2016, momento em que o país enfrentou crise sem paralelo em sua história recente, fruto de políticas po- pulistas sem qualquer compromisso com o equilíbrio fiscal.

Os principais desempenhos nos formadores do PIB foram os setores de transformação (2%) e da construção (1,9%), importantes indicadores de que a roda da economia está reagindo. Por outro lado, o segmento de serviços também puxou para cima o PIB registrado entre abril e junho, com crescimento de 0,3%. Também houve resultados positivos nas atividades imobiliárias (0,7%), comércio (0,7%), informação e comunicação (0,5%). As quedas mais acentuadas foram na agropecuária (0,4%) e nos segmentos de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, transporte e armazenagem.

Todos esses números foram recebidos com certo alívio pelos analistas. No entanto, ainda existem muitas dificuldades pela frente para que o país retorne aos trilhos seguros do pleno desenvolvimento, única maneira de enfrentar o maior problema dos últimos tempos: o desemprego de mais de 12 milhões de brasileiros. O cenário externo preocupa, principalmente a crise na Argentina, que pediu moratória de sua dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O país vi- zinho é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e principal comprador de produtos manufaturados brasileiros. Além disso, há a guerra comercial entre Estados Unidos e China e o receio de uma recessão mundial.

Apesar das dificuldades no plano internacional, as expectativas são positivas para o segundo semestre. A aposta é na recuperação do forte setor agropecuário, na liberação de recursos do FGTS, que devem estimular o consumo das famílias, e na aprovação das necessárias reformas. O certo é que o modesto crescimento no segundo semestre traz certo otimismo à economia. No entanto, o país ainda precisa fazer o dever de casa e promover as mudanças necessárias para a consolidação do crescimento.




Frases

"Ele (presidente Jair Bolsonaro) nomeia  ministros e dá a eles autonomia de escalarem seus times"
. Otávio Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República, ao ser questionado sobre a possível troca do diretor-geral da Polícia Federal

 
"As coisas, eventualmente, podem mudar"
.Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, depois de afirmar que Maurício Valeixo, atual diretor-geral da PF, vai permanecer no cargo e que tem a sua confiança
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)