Publicidade

Estado de Minas

Espaço do leitor


postado em 28/08/2019 04:00



cartas:




BRASIL
Leitor sai em defesa da floresta amazônica
 
Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha – ES

"Na descoberta do Brasil, o machado e a serra eram os instrumentos para decepar árvores e construir casas. Na evolução, casas de alvenaria. E, mais recentemente, a motosserra deu velocidade à limpeza do terreno. Creio que foi assim em todos os continentes. Arrisco dizer que o jovem Brasil, em relação aos demais países, tem a maior reserva florestal da face da Terra. Mas a ineficiente fiscalização não detém a ambição, que aliada à velocidade do fogo, num curto período, causam danos descomunais. Daí, devido às devastações florestais, as temíveis variações naturais, imprevisíveis e altamente destruidoras. O Brasil, de forma inteligente, preservando o que nos resta, poderá se aproveitar da sua riqueza nativa, da diversidade que encanta e é vital à preservação humana, explorando racionalmente o turismo, a agricultura e a pecuária, sem derrubar nem mais uma árvore sequer e, num futuro próximo, exportando a abundante e pura água, escassa em muitos países. Seremos sábios e ricos se soubermos valorizar e explorar a divina riqueza natural em nossas mãos, em nosso território."


PRESERVAÇÃO 
Nosso verde não pode ser transformado em cinzas

Jeovah Ferreira
Brasília       

"A floresta amazônica é, hoje, uma batata quente nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. É extremamente grave o que está acontecendo com a maior floresta tropical do mundo. Não é hora de blá-blá-blá. É hora de tomada de atitudes para salvar a maior reserva de biodiversidade do nosso planeta. Aproximadamente, 2.500 espécies de árvores, 30 mil espécies de plantas e uma fauna das mais impressionantes do globo terrestre não podem ser dizimadas pela ação irresponsável do homem. A vegetação de terra firme, a de igapó e várzea também, vertebrados e invertebrados pedem socorro. É preciso que apareça alguém. Aquele verde não pode ser transformado em cinza.”


QUEIMADAS
Informações levianas
são compartilhadas 

Geraldo Magela da Silva Xavier 
Belo Horizonte

"De uma hora para outra espalhou-se a sensação de que por causa de um governo, ainda no seu início, a Amazônia está sendo toda destruída pelas queimadas e motosserras. A Amazônia brasileira não é o Parque das Mangabeiras. Trata-se de uma área imensa que abrange vários estados, também imensos. Por mais que Bolsonaro seja insensível em relação à preservação da Amazônia, o resultado catastrófico não chega tão rápido assim." 


CONSULADO 
Assinante quer
valorizacão de MG

Ivan Silva
Itabira – MG

"Nos anos 80, Belo Horizonte tinha consulado americano. Foi fechado e, à época, nenhum político se manifestou. Foi prometido ser reaberto para a Copa do Mundo, mudaram a data para 2016 e, depois, para 2019, até a desistência. Nossa capital já foi sede dos maiores bancos, todos transferidos para São Paulo. Com a compra da Ferrous, pela Vale, perderá mais uma sede e continua o esvaziamento da cidade. Quem decide a abertura de embaixadas e consulados é o presidente norte-americano, por isso o governador do estado precisa convencer Donald Trump a aprovar a abertura. Outra coisa é aumentar voos internacionais, É um absurdo uma capital com 2,5 milhões de habitantes, sete milhões na região metropolitana, sendo dois milhões no colar metropolitano, ter apenas quatro voos internacionais. Está na hora de os políticos de Minas fazerem alguma coisa para a capital e o estado. Já perdemos demais."


internet


BR-040 é liberada após protesto que provocou congestionamento quilométrico

"Ridículo: 20 vagabundos atrapalham centenas de pessoas que não têm nada a ver com a situação. E a PM negociando? Tinha é que desimpedir na marra com bomba de gás, balas de borracha e o que for preciso. Herança do maldito PT."
.Wagner Silveira

"Tipo de protesto que eu não apoio. Eles querem resolver os problemas deles criando problemas para as outras pessoas?! Será que eles vão apoiar se eu fizer um protesto, por alguma coisa, fechando a ruas deles?"
. Jack Zulu
 
"Parabéns aos manifestantes. Se não fizerem algo para ser vistos, continuarão sem os serviços básicos oferecidos ‘universalmente’ pelo estado. Só que os pobres não fazem parte do universo do enfiZema, que governa o estado para seus pares, vide a quantidade de regimes especiais de ICMS que vêm sendo concedidos ao longo do governo dele. Os polpudos jetons etc. Quem sabe, assim, a Copasa não atende os excluídos? Na torcida."
. Puzzle Andy
 
instagram

Tapete de pedras sob os viadutos

"Eu recebo turistas, e a cada viaduto tem essa sujeira nas paredes. Fica uma visão desagradável, fico até com vergonha de passar com os turistas. Sem contar com os dependentes químicos. Infelizmente, tem que tomar umas atitudes assim. Infelizmente."
. Elison Cruz (@elison_bcruz)

"Não que eu acredite em boas intenções do @alexandrekaliloficial, mas esse tipo de desumanidade não combina com você."
. Fabio Miranda (@fabiomiranda77)

"Bom-dia. Se essas pedras forem soltas, infelizmente elas irão para o meio da rua e em breve irá ter dor de cabeça para muita gente. Quanto a muitos comentarem sobre desabrigados é complicado. Triste esta história. Mas, infelizmente, eles não podem ficar ali. Têm que ir para abrigos, onde irão ter uma casa para morar. Deus abençoe, que tudo se resolva e fiquem todos bem."
. Allan Wagner (@allanwagner6046)
 


Publicidade