(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A leitura é o fio condutor do progresso

A leitura e o aprendizado em geral, às vezes, parecem um fardo para a maioria das pessoas


postado em 03/08/2019 04:06






A comunicação é a habilidade mais importante do ser humano. Foi por causa dela que conseguimos sobreviver a ameaças selvagens, organizar grupos sociais, criar mitos e desenvolver sociedades complexas. Saber transmitir informações nos fez evoluir de esforçados caçadores para um povo capaz de curar doenças graves, lançar foguetes ao espaço e realizar feitos extraordinários. 

Desde a invenção da prensa móvel, por Johannes Gutenberg, a leitura impulsionou a propagação do conhecimento e permitiu a livre circulação de ideias. De lá para cá, a comunicação passou por transformações profundas. O caminho percorrido das pinturas rupestres e pergaminhos até a produção massificada de livros e a internet foi fundamental para a nossa espécie. 

Há muito tempo, o conhecimento não está mais limitado a um indivíduo ou pequeno grupo de pessoas e a nossa evolução depende disso. No entanto, o cenário nacional não parece tão positivo, atualmente. A quarta edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro em 2016, apontou que o brasileiro lê apenas 2,43 livros por ano. 

O baixo índice de leituras pode ter relação direta com as diversas crises que enfrentamos. O caminho desse ponto de partida até o empobrecimento dos debates e a falta de amadurecimento crítico parece uma linha reta. Culturalmente, não temos o costume de aprender por conta própria. A leitura e o aprendizado em geral, às vezes, parecem um fardo para a maioria das pessoas. Além disso, o hábito demanda tempo num mundo onde as rotinas são cada vez mais caóticas. O resultado dessa equação é que a prática fica em segundo plano, até mesmo para quem sabe de sua importância.

É nesse cenário que novas tecnologias podem solucionar uma das nossas maiores dores: a gestão de tempo. Os audiolivros, por exemplo, permitem aos usuários que "leiam" enquanto lavam a louça, fazem um trabalho mecânico ou no caminho para o escritório. Porém, mesmo nesta realidade, existe um volume muito grande de obras no mercado. O que, então, escolher para ler? 

O 12 Min foi criado com esse propósito. O aplicativo condensa, em áudio e texto, os pontos mais importantes dos mais importantes livros de não ficção. Além de oferecer a possibilidade de adquirir um conhecimento novo em apenas 12 minutos, o aplicativo tem o objetivo de incentivar a leitura, ajudando o público a fazer uma curadoria assertiva do próximo livro a ser lido.

O futuro é promissor. A humanidade evoluiu e continuamos em progresso aparentemente ininterrupto e implacável. Porém, para alcançá-lo é necessário investir continuamente no nosso desenvolvimento, aprendendo a buscar conhecimento para desenvolver habilidades, ampliar nossa percepção sobre o mundo e a sociedade para, enfim, aplicar o aprendizado na prática e, efetivamente, fazer parte do progresso. É importante ter consciência de que aprender e transmitir conhecimento são essenciais para que isso aconteça.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)