Jornal Estado de Minas

Obama e sua passagem pelo Brasil

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

Esse ano tive o prazer de comparecer ao VTEX Day, que é um dos principais eventos de e-commerce do mundo e o maior de inovação na América Latina. Nesta edição, teve um convidado especial. Nada mais, nada menos que o 44°presidente dos Estados Unidos: Barack Obama. E para começar, ele brindou os presentes com um discurso inspirador sobre trabalho, liderança e oportunidades.

Barack é uma personalidade magnética. Em poucos minutos de fala, ele gera identificação com o público. Quando perguntado sobre o percurso para a chegada ao poder, ele foi categórico: "É preciso trabalhar". Segundo Obama, as pessoas olham o resultado, mas não os esforços demandados para alcançá-lo.

O ex-presidente ainda brincou, ironicamente, sobre quanto mais ele trabalhava, mais sorte tinha para alcançar seus objetivos.

Somado à importância do trabalho, ele deu destaque ao papel da educação em sua vida. No discurso, ainda ressaltou o valor da sua mãe como alguém que teve capacidade de investir em sua educação.

Segundo Obama, a autoconfiança é uma das características mais importantes para serem trabalhadas por um governante. Para o ex-presidente, o maior obstáculo de cada um é o próprio medo e que é um desafio aprender a ouvir nãos sem deixar de acreditar em si mesmo.

Questionado sobre como foi ter sido um dos homens mais poderosos do mundo, o ex-presidente é sincero: "Foi desafiador". E uma das lições mais poderosas que diz ter aprendido foi nunca abrir mão da integridade por poder.

"É preciso encontrar nossos valores e refleti-los a todo instante".

Em um segundo momento, falou sobre liderança, afirmando que é um enorme erro achar que os líderes devem ter as respostas corretas quando, na verdade, eles precisam fazer as perguntas certas. Para ele, o importante para pessoas nessas posições é se cercar de uma equipe talentosa e empoderá-la.

O ex-presidente ressalta que isso não é assunto apenas para um líder de Estado. Ele acrescenta que um líder no mercado contemporâneo precisa entender e valorizar as pessoas que contrata e dar liberdade e autonomia para que elas possam oferecer suas opiniões, contribuindo com suas especialidades e visões únicas.

Barack Obama afirma ter aprendido mais quando alguém do seu time discordava dele do que o contrário. Nesses momentos, ele parava para se concentrar naquilo que o outro estava dizendo. E, segundo ele, foi a partir de discordâncias que tomou algumas de suas melhores decisões.

Outro insight importante dado pelo ex-presidente é que o capital humano conta mais do que conhecimento técnico. Para ele, os países precisam investir mais nesse aspecto, pois a chave para o sucesso na revolução tecnológica são os talentos. E para fechar, ele expressou sua preocupação com o cuidado do planeta. Afinal, os governantes têm de entender que não adianta ter sucesso e construir coisas grandiosas deixando de lado o futuro e a sustentabilidade.

.