Jornal Estado de Minas

A diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são: como faço isso? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora.?

Para começar a investir, é preciso contar com a ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isso é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras.

Uma corretora de investimentos vai apresentar mais alternativas porque possui habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções.

Essas corretoras atuam basicamente como os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento etc..

Começar a investir por meio de uma corretora é bem simples. Basta abrir sua conta em uma corretora (não diga!) e fazer a transferência do dinheiro da sua conta corrente que deseja investir para a conta na corretora. Isso mesmo, é um simples TED.

Mas se posso investir com a minha gerente que me conhece há anos, por que usar uma corretora? Simples, a instituição financeira em que o possível investidor já é correntista vai mostrar opções restritas àquele banco, enquanto nas corretoras é possível encontrar um verdadeiro leque de produtos, ou seja, estamos falando em um cenário para que você se torne protagonista do processo e, assim, vai conseguir escolher o que melhor atender aos seus interesses, e não do banco.

Outro ponto importante é a competitividade entre as corretoras. Elas estão sempre procurando os melhores investimentos disponíveis para oferecer aos seus clientes. Além disso, hoje as maiores e mais modernas como a XP Investimentos, Easynvest, Rico e Modal, entre diversas outras, não cobram taxa para abertura de conta. Então, você pode começar toda a operação de forma gratuita.

A esta altura você pode estar se perguntando:

Como é possível fazer a escolha de uma boa corretora e aplicar direitinho, entre as opções existentes, dentro de cada perfil pessoal? Alinhada aos interesses de cada um que deseja investir? Esse é um dos serviços que os profissionais especializados irão oferecer.Há uma gama enorme de chances para fazer o dinheiro render com segurança. Lembre-se de sempre pesquisar bastante e entender direitinho os caminhos possíveis para percorrer e assim garantir autonomia e segurança na gestão do seu dinheiro.

Afinal, ele é valioso..