Jornal Estado de Minas

Acumule ativos e não coisas

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

"Diga-me o que acumulas e te direi quem és" – poderia clamar o profeta da era moderna, indagando sobre seu foco em fazer algo para "ter" ou "ser". No fundo, todos nós temos uma pitada de acumulador. Mas também não é para menos, nós somos educados e estimulados desde pequenos para guardar coisas, como se isso fosse sinal de progresso.

As crianças colecionam carrinhos e bonecas. Os adolescentes compram roupas de marca, produtos eletrônicos e artigos esportivos. E os adultos adquirem o segundo ou terceiro carro, sonhando com uma casa maior para guardar tudo que suas crianças e adolescentes colecionam. Quanto custa manter tudo isso em ordem?

Roupas no armário mofam, pois raramente são usadas e lavadas. Carros que rodam com o óleo do motor vencido. O filtro do ar-condicionado da sala de TV que nunca é vistoriado.

Para assimilar coisas novas, devemos estar com a mente aliviada. Quando nos livramos do peso morto que as coisas velhas carregam, abrimos espaço para renovar não só o nosso guarda-roupa, mas o nosso modo de lidar com os desafios e as oportunidades que as curvas da vida nos revelam.

Se você considerar que a vida é cheia de curvas, você chegará melhor ao final dela se estiver mais leve. E esse "leve" não se restringe ao peso corporal, mas alcança os aspectos psicológicos que alguns chamam de "estado de espírito". Menos peso nos leva a mais longevidade. Consequentemente, é necessário carregar consigo apenas o essencial.

Caso contrário, inimigos como o cansaço e o estresse logo nos farão companhia. O acúmulo e sua inércia podem até passar a ideia de segurança, mas, na verdade, coisas em excesso são como passivos: tiram dinheiro do nosso bolso e nos tiram o foco para as coisas que realmente precisamos.

Uma das melhores formas para obter renda passiva é através de ações de empresas de capital aberto que pagam dividendos, e cotas de fundos imobiliários que igualmente são negociadas em bolsa. Esse não é um processo rápido e, portanto, exige disciplina e paciência.

São anos e mais anos com aportes mensais e regulares que visam acumular os melhores ativos de cada ocasião.
Esse é o tipo de acúmulo que vale a pena. Vejamos: ações não aparecem nos aparelhos de raios-X das alfândegas dos aeroportos. Não existe excesso de carga para quem tem 12 mil ações de uma empresa que transmite energia.

Quem leva na mochila 7 mil cotas de um fundo imobiliário que administra vários galpões de logística jamais ficará cansado por causa disso. Porém, para acumular ativos, é preciso juntar recursos monetários, ou seja, fazer poupança. Por vezes, falta potência (renda) para efetuar um aporte no fim do mês. Em suma: não acumule coisas. Concentre ativos. Eles permitirão que você amontoe experiências – e isso não tem preço..