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Alimentação saudável e o câncer de próstata


postado em 22/11/2018 05:10

Intitulado como o mês mundial do combate ao câncer de próstata, novembro foi marcado por diversas campanhas de conscientização voltadas para o segundo tipo de câncer que mais mata os homens no mundo. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, os exames de rotina e os hábitos de prevenção sempre devem ser lembrados.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam, para o Brasil, 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019, o que corresponde a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.
 
A grande maioria dos cânceres de próstata, por não apresentar sintomas nos estágios iniciais, é diagnosticada no momento do exame de sangue com o antígeno prostático específico (PSA) ou durante o exame de toque retal. A detecção da doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em nove entre 10 casos. Apesar de ser comum em homens com idades mais avançadas, todos devem ficar atentos aos fatores de risco e sintomas. Por isso, especialistas alertam para a prevenção da enfermidade.

É preciso ressaltar que a adoção de uma alimentação saudável pode prevenir essa e tantas outras doenças. Segundo o pai da medicin,a Hipócrates, 'que o teu alimento seja o teu remédio e o que o teu remédio seja o teu alimento'. Sendo assim, adotar uma alimentação balanceada pode contribuir para a precaução de doenças.
 
Como uns dos fatores para o câncer de próstata são a dieta e a obesidade, o que vai à mesa é de suma importância. Existem alimentos que previnem e outros que podem influenciar no aparecimento. Portanto, o acompanhamento com um profissional da área é fundamental.

Os alimentos para prevenir o câncer de próstata são aqueles ricos em licopeno, sulforafano e fitoestrógenos. O licopeno é uma substância antioxidante que ajuda a impedir os danos causados pelos radicais livres. Os alimentos com esse elemento são aqueles de cor avermelhada, como tomate, cenoura, mamão papaia e melancia. Já o sulforafano, composto existente em vegetais verde-escuros, anula a ação de substâncias cancerígenas. Sendo assim, brócolis, couve, couve-flor e repolho não podem faltar. Os fitoestrógenos, encontrados em soja, linhaça e derivados, por serem semelhantes ao hormônio feminino estrógeno, podem auxiliar na regulação de doenças relacionadas ao hormônio masculino.

Já existem estudos que apontam a influência da alimentação no processo de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres. Assim como existem aqueles que ajudam a prevenir o aparecimento, outros podem influenciar no surgimento. Alimentos gordurosos, enlatados, embutidos e com muito sódio podem induzir células boas a se tornarem cancerosas. Além do que comemos, o peso também deve ser controlado, já que estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver um câncer.


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