Assine agora o Estado de Minas digital por R$ 9,90/mês. Experimente 15 dias grátis >>

Estado de Minas

Espaço do leitor


postado em 01/11/2018 07:50 / atualizado em 01/11/2018 14:28




cartas:


DEMOCRACIA

Assinante elogia
eleitores brasileiros

Múcio Batista de Souza
Belo Horizonte

"Efetivamente, os sistemas de alistamento de eleitores, de
votação e apuração dos votos, criados e colocados em prática por técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),
são de causar admiração nos
países que procuram praticar a salutar e democrática alternância
de governantes, com segurança e transparência. O Brasil tem,
em números redondos, 147 milhões de eleitores, regularmente inscritos no sistema eleitoral.
Preparar meio milhão de urnas eletrônicas com fotos e números dos candidatos que concorrem em cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros, e fazê-las chegar com segurança nos respectivos destinos não é tarefa simples. Nesta eleição de 2018, no que se refere ao segundo turno, praticamente após 12 horas do início da votação o TSE apurou e divulgou os seguintes dados: 116 milhões de comparecimentos de eleitores, sendo 104 milhões de votos válidos, 2,5 milhões de eleitores votaram 'em branco' e 8,6 milhões anularam seus votos.
Totalizando 11,1 milhões de votos considerados não válidos. 31 milhões de eleitores não compareceram para votar, possivelmente por estar ausentes de seus respectivos domicílios eleitorais, mas, com certeza, 90% desses eleitores compareceram em alguma seção eleitoral para justificar o fato de não votarem. Todos os números citados estão arredondados, para melhor entendimento, mas podem variar em 0,5% para mais ou para menos. Importante ressaltar que apenas
9,6% dos eleitores que compareceram diante das urnas optaram por
anular ou votar em branco no momento de escolher
um dos candidatos.
Parabéns a todos os brasileiros representados pelos servidores do TSE e todos aqueles que colaboram para o bom desempenho dessa atividade tão cara à democracia, como os milhares de voluntários que atuam como presidentes e mesários nas centenas e centenas de seções eleitorais, além de militares
e todos aqueles que colaboram para que tudo corra bem."


ANSIEDADE
Leitor otimista
com novo presidente

Tito Pedrosa Neto
Belo Horizonte

"Estou ansioso para ler o decreto presidencial congelando vencimentos por dois anos ou mais de todo servidor dos três poderes.
Já estou ouvindo a mídia comentar que as mordomias todas já foram erradicadas na primeira semana
do novo governo.
Sonho com camburões da
Polícia Federal transportando bacanas para a Papuda.
No Jornal Nacional, ouvi que agora deputados federais, estaduais, senadores e vereadores estão convictos de que são empregados do povo e não marajás do povo.
Que bom saber que agora a mentalidade mudou e que bandido bom é bandido preso e sem as benesses de saídas em datas especiais e redução de penas.
Que o vento das reformas
continue soprando e descortinando uma nova vida para este povo brasileiro tão sofrido de uns
16 anos para cá."

 

 

 

JUDICIÁRIO
Cidadão defende
Moro no STF

Claudio Juchem
São Paulo

"Comenta-se que Sergio Moro seria indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020, quando da aposentadoria de Celso de Mello. Alguns comentários tentam minar essa indicação, com o argumento de que 'nunca houve um juiz de primeiro grau indicado ao STF'. Não vejo o menor demérito em um juiz íntegro e qualificado como Sergio Moro ser indicado ao STF. Triste é ter um advogado, que nem sequer juiz foi, fazer parte da mais alta corte."


internet:


SAIBA QUAIS SÃO OS PRÓS E OS CONTRAS DA EQUIPE ENXUTA DE BOLSONARO
"Não sou especialista, mas creio que a redução de ministérios só trará benefícios. O meio ambiente pode ficar muito bem junto, numa mesma pasta, da agricultura. Separado da Ciência e Tecnologia, para se dedicar apenas com políticas para pesquisas, estudos, desenvolvimento de tecnologias, fomento do ensino tecnológico etc. Tem que ser uma pasta leve e oxigenada, sem pressões políticas."
. Gilney Guimarães

"Se eu pudesse dar uma sugestão ao presidente, pediria a extinção do Ministério da Educação e, em seu lugar, criar o Ministério do Ensino e da Cultura. Escola não foi feita para dar educação, foi feita para ensinar. O Ministério da Educação deveria ser a casa de cada família brasileira. Que deveria entregar seus filhos já educados aos professores, e esses deveriam apenas se limitar a ensinar-lhes aquilo que, realmente, faz parte de sua disciplina, sem nenhum viés doutrinário."
. Luiz C

"Cover do Collor. Esse Paulo Guedes é a Zélia Cardoso de Melo de calças. E tenho dito!"
. Edilson Mendes Guimarães


facebook

''O BRASIL TEM TUDO PARA UMA GRANDE ARRANCADA'', DIZ PRESIDENTE DA USIMINAS
"O Norte de Minas é uma região que precisa de socorro, muitas indústrias estão fechadas. Precisamos, urgentemente, dessas empresas funcionando a todo vapor, para que haja criação e manutenção de empregos, recuperação dos cargos perdidos e criação de novas vagas."
. Diego Digas

"Então, está na hora de a iniciativa privada parar com a choradeira e investir em infraestrutura. Querem Estado mínimo, então coloquem a mão na massa."
. Giangregório Ramon

"Sim, basta ter mais seriedade e trabalho em Brasília. Vejo isso no Bolsonaro. Seriedade e disciplina."
. Karlson Silveira

JUSTIÇA CLASSIFICA HOMEM QUE MATOU ESTUDANTE DA PUC COMO DOENTE MENTAL
"É muito difícil, viu!"
. Junior Estevam

"Quando um pobre mata alguém ele é bandido ou assassino. O rico, quando mata, é doente mental. Vai, Brasil."
. Arnaldo Santos

"No Judiciário tem muitos doentes mentais também."
. Sérgio Martins

 

 


Publicidade