Assine agora o Estado de Minas digital por R$ 9,90/mês. Experimente 15 dias grátis >>

Estado de Minas

Espaço do leitor


postado em 27/10/2018 05:14



IDEOLOGIAS x REALIDADE
Cidadão discorre sobre capitalismo e socialismo
Daniel de Melo Costa – Brasília
"Anda tendo uma grande discussão sobre política nestes últimos meses. Uns defendendo a direita e outros a esquerda. Está havendo uma verdadeira guerra de ideologias, porém, muito insensatas. Há um claro exagero dos dois lados. Tanto um quanto o outro estão usando de terrorismo para atacar o adversário e de endeusamento para falar do seu partido. Sabemos que o comunismo é uma ditadura que escraviza e escravizou pessoas para trabalhos forçados em prol da elite dominante e do sucesso do regime. E que, ao final, vimos muitas mortes em decorrência disso. Sabemos que é um regime totalitário que não aceita questionamentos, religião, ou qualquer coisa que possa ir de encontro aos seus espúrios interesses. O capitalismo não é essa santidade toda que o mundo ocidental prega. Não é esse messias que vem para tudo melhorar. Assim como os comunistas, os capitalistas também não têm interesse em resolver o problema da pobreza. Não querem resolver os problemas das desigualdades sociais, pois se alimentam delas também.  Sabemos que esse papo de livre mercado não existe. O que existe são oportunidades para poucos e domínio do mercado para as grandes empresas. Quem nunca ouviu falar em trustes e cartéis? O livre mercado só existe no papel ou para aqueles que detêm o dinheiro. Os capitalistas querem, na verdade, um mercado subserviente, cheio de mão de obra barata e bons consumidores. Não estão interessados que o mercado de fato cresça. São os mesmos atores manipulando a massa com ideologias que não resolverão seus problemas. Primeiro, é preciso mudar o sistema econômico e financeiro, depois acabar com a corrupção e depois é preciso, de fato, um livre mercado. Nem uma coisa nem a outra acontecerão, pois o homem é a única fonte dos seus próprios problemas."

EDUCAÇÃO
É preciso priorizar e investir nas escolas
Marcos Tito – Belo Horizonte
"Sentimos, no nosso dia a dia, que a educação de qualidade pune os cidadãos do nosso país. Nossos governantes, nas esferas federal, estadual e municipal, não têm dado, salvo exceções, a prioridade que deveria ser dada para a educação, e assim construir uma pátria melhor e dar uma boa qualidade de vida ao nosso povo. Esses fatos são facilmente comprovados em todos os rincões do nosso país. Professores mal remunerados, prédios caindo aos pedaços, sem ser devidamente conservados, falta de equipamentos de informática necessários para os dias de hoje, ausência de bibliotecas, de ensino em tempo integral, alimentação deficiente e muitas outras falhas. Apenas para dar um exemplo da falta de interesse em manter os prédios escolares em bom estado de conservação: foi extinta a Carpe, órgão estadual de ótimo conceito que construía e fazia reparos e manutenção nas escolas, fabricava carteiras e mobiliários usando mão de obra de detentos. A falta de educação se faz presente no nosso dia a dia quando constatamos o desrespeito às mais elementares regras de convivência humana, tais como avanço de sinal por pedestres, motociclistas, e ciclistas transitando em passeios, colocando em risco as pessoas, excesso de velocidade etc... As vias públicas transformadas em depósito de lixo. O desrespeito aos idosos e portadores de deficiências desconhecendo suas prioridades. Portanto, é necessário priorizar e dar mais atenção à educação,
destinando mais recursos públicos para a melhoria de sua qualidade e a imagem do nosso Brasil."

MENSALÃO
Trajetória de políticos no Partido dos Trabalhadores
Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha – ES
"Lula em 2006, mesmo envolvido com o mensalão, conseguiu reverter a situação e ser reeleito. Haddad, mesmo com 16 anos de gestão petista envolvida em corrupção e desestabilizando o Brasil, 'faz o diabo' na tentativa de reverter a situação que lhe é adversa."

NO EM.COM.BR

Mulher é indiciada por matar grávida e roubar bebê em João Pinheiro
“Quando imaginamos já ter visto ou ouvido falar de monstruosidades, vem alguém tão mais terrível e supera em crueldade. Meu Deus!!! Aqui, na Justiça dos homens, qual será a pena justa para tão terrível conduta?”
Nilson

Grafite na Fiocruz em BH homenageia pesquisadores e produção científica
“O trabalho ficou lindo! Merecida homenagem!”
Marcela Prado

NO FACEBOOK
Golpe do falso emprego faz quase 50 vítimas na Grande BH
“Infelizmente, a gente tem que tomar cuidado. No nosso desespero, muita gente quer tirar vantagem.”
Bruno Santos

Belo Horizonte supera 2 milhões de veículos
“BH foi uma cidade mal planejada e que hoje não tem como fazer mais nada. Para acessar o Centro de BH, tem que passar por viadutos que há muito tempo se tornaram obsoletos,  causando engarrafamentos monstruosos.”
Wellington Rezende

“A Prefeitura de Belo Horizonte e a BHTrans trabalham para esse número ser ainda maior. Como? Fazendo mais viadutos, não investindo na mobilidade ativa, ignorando o #PlanBici que foi aprovado pelo prefeito Kalil. Aí o povo vai continuar comprando carro mesmo.”
Vitor Brandão

“O transporte público é horrível!”
Aldo Blaso

“Se o transporte público fosse melhor e o metrô atendesse à necessidade do povo, poderia diminuir.”
Valesca Pereira


Publicidade