O Centro de Vigilância Epidemiológica confirmou nesta sexta-feira (16/6) dois novos casos de febre maculosa no estado de São Paulo.
Leia Mais
Homem é preso suspeito de gravar alunas em banheiro de faculdade em SPPercentual de lares ligados à rede de esgoto sobe no Brasil, mas é inferior a 70%Brasil tem 11,8 milhões de pessoas que moram sozinhas, diz IBGEFebre maculosa: Espírito Santo confirma a 1ª morte pela doença em 2023Bebê de um ano é internado com suspeita de febre maculosa em MSCiclone deixa rastro de mortes e destruição no Rio Grande do Sul
Uma das confirmações divulgada nesta sexta refere-se a uma mulher de 38 anos que esteve na Fazenda Santa Margarida no início deste mês, no show do cantor Seu Jorge, e está internada.
O segundo caso confirmado é de uma moradora de Americana, de 58 anos, que faleceu em 8 de junho. De acordo com a vigilância, o caso dela não tem relação com o surto da região de Campinas.
A prefeitura de Americana informou em nota que o caso é considerado importado, pois o local provável de infecção seria Limeira.
Segundo a prefeitura, a mulher começou a apresentar sintomas no dia 4 de junho, incluindo febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração geral.
No dia 7, ela procurou atendimento médico no pronto-atendimento do bairro Zanaga, de onde foi transferida para o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. No hospital, o quadro se agravou e a paciente faleceu no dia seguinte.
A administração municipal afirmou que reforçou as medidas de combate à febre amarela na cidade, como instalação de mais placas nos locais de risco de existência de carrapatos, e campanhas informativas nas redes sociais.