Jornal Estado de Minas

ALÉM DO VESTUÁRIO

Look de Janja na posse de Lula é destaque na internet


A roupa usada pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva durante a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi assunto bastante comentado nas redes sociais. Para muitos, as peças escolhidas pela esposa do presidente da República quebraram paradigmas e transmitiram um sinal de ativismo.



LEIA - Lula recebe faixa presidencial de representantes da população

Pela primeira vez em uma solenidade de posse presidencial, a mulher de um presidente escolheu peças que não fossem um vestido para prestigiar a celebração. No Twitter, os usuários afirmam que a socióloga, filiada ao Partido dos Trabalhadores, teve um propósito além do vestuário: destacar seu posicionamento social e político.

“A Moda fala para muito além da roupa. A Moda é cheia de significado social. Enquanto as pessoas estão debatendo se gostaram ou não da roupa da Janja, ela fez história ao ser a primeira mulher a não usar vestido numa posse presidencial. Isso é além do gosto de vocês”, afirmou a professora e socióloga Dafne Araújo, em seu perfil.



O blogueiro Felipe Vasconcelos, que escreve sobre moda no portal FFW, ressaltou que a decisão da primeira-dama quebra os padrões e se torna “um marco dessa era”.



“Muito do vestuário dito feminino dentro do espaço político vai ser quebrado por Janja e para a #PosseDoPovo o look vai ser o marco dessa era”.



Outras pessoas destacaram que o uso de um terno de seda com colete e calça reafirma a postura da paranaense. “Janja, ao invés de usar um vestido, deixa claro o que podemos esperar dela nesses quatro anos: uma primeira dama ativa, em trabalho e opinião. Look Político e elegante”.

Representatividade nos detalhes


A primeira-dama Rosângela Lula da Silva esteve ao lado de Lula no Planalto com peças exclusivas da designer gaúcha Helô Rocha. O conjunto tem detalhes assinados pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte. 

O detalhe chamou a atenção do público, que destacou a afeição demonstrada por Janja pela região. “O Nordeste é representado nos mínimos detalhes em sua grandeza e beleza”.







'Democracia do tênis'


A autenticidade de Janja, em oposição aos padrões da sociedade, ganhou admiradores. Em uma entrevista à Vogue Brasil, a primeira-dama afirmou usar tênis em sua rotina e que para ela isso não é um problema, mesmo que outras pessoas ao redor sigam um protocolo. A fala foi destacada por internautas nas redes sociais.

“Janja diz que não vai deixar de usar tênis para agradar aos protocolos: Uso tênis com calça, saia, shorts. Outro dia, cheguei ao CCBB para uma reunião e estavam todas as secretarias de salto alto. Levantei o pé, mostrei o tênis e disse: 'Está instaurada a democracia do tênis”, citou um usuário do Twitter.