Jornal Estado de Minas

RECLAMAÇÕES

Cliente de BH reclama da '123Milhas' por cancelamento de passagens aéreas

Uma moradora de Belo Horizonte, de 37 anos, afirma ser uma das vítimas da plataforma “123 Milhas”. Nos últimos dias, a empresa vem enfrentando uma série de reclamações de clientes que acusam a plataforma de venda de passagens aéreas e pacotes de viagem de cancelar os produtos sem aviso prévio.   

A administradora de empresas Maria Carolina Garcia conta que comprou uma passagem para Portugal, com embarque para o dia 4 de setembro, mas até hoje não recebeu os tickets. “Tentei atendimento durante 9 horas no fim de semana, mas os canais demoram muito para responder”, disse. 





 

Ainda segundo a cliente da plataforma, ela comprou a passagem para ir a um casamento de uma amiga de infância e está apreensiva. “Realizei a compra de passagens promocionais no dia 12/06/2022." Segundo ela, a compra foi paga com Pix e a empresa informou que 20 dias após a compra enviaria um formulario solicitando dados do passageiro, que ela alega não ter recebido no prazo.

 

De acordo com a administradora de empresas, muitas pessoas estão na mesma situação que ela. Durante o fim de semana, foram registradas mais de 1.000 reclamações no Reclame Aqui, site em que os consumidores denunciam empresas que não cumprem suas obrigações.

 

"Já passaram 152 dias e não entraram em contato. Não consigo falar no atendimento. Minha viagem já está próxima e não tenho nenhuma informação. No status do pedido só informa e-mail enviado.” afirma um consumidor no site.





 

Maria Carolina diz que percebeu a '123 Milhas' se movimentando para resolver os problemas de alguns passageiros, mas ela ainda não recebeu retorno.

Falta de transparência


A moradora de BH ainda aponta um problema na política da plataforma como mais uma situação que prejudica os consumidores. Segundo ela, a empresa informa em um regulamento que, após a compra de uma passagem, o usuário deve receber um formulário em até 20 dias após a compra para receber o bilhete.

Entretanto, muitos clientes alegam no Reclame Aqui que não receberam esse formulário, e nem foram informados de que o não preenchimento implicaria no cancelamento dos bilhetes. “O atendimento ainda está muito aquém, a maneira como eles comunicam sobre esse formulário induz ao erro mesmo”, disse.

De acordo com administradora de empresas, no caso dela, em junho a empresa comunicou que o formulário seria enviado em até 20 dias, mas somente na semana passada ao ter o pedido cancelado, a empresa informou que o formulário deveria ter sido preenchido com 60 dias de antecedência. Ela alega não ter recebido o documento no prazo estipulado pela empresa.



“Eu comuniquei que não recebi o formulário no dia 16 de junho e só recebi um para preencher no dia 5 de agosto”, disse. Para ela, a organização da interface do site não está bem disposta, tendo em vista que esse “detalhe” é uma condição para que o cliente viaje ou não.

Como mesmo com o preenchimento do formulário Maria Carolina não teve suas passagens emitidas, ela diz que vai procurar meios judiciais de resolver a questão.

 

"Eles me confirmaram duas vezes tanto por whatsapp, quanto por email que minha reserva estava ok e as passagens estavam em emissão antes de cancelarem a minha reserva." 


O que fazer nessas situações?


A advogada especialista em direito do consumidor Renata Abalém explica que antes de mover ação judicial o cliente deve usar todos os canais de atendimento e registrar todos os contatos feitos, por meio de prints, além de anotar todos os protocolos de atendimento.


Abalém também esclarece que, mesmo que a empresa esteja entrando em contato aos poucos e tenha esclarecido a alguns usuários sobre os cancelamentos, isso não invalida a lesão moral e a perda de tempo nos contatos feitos, o que permite que o consumidore lesado entre com uma ação judicial pela tese de Desvio Produtivo do Consumidor.





“ O consumidor precisa estar totalmente documentado de provas. Protocolos, prints dos chats de conversa, Reclame Aqui, tudo mesmo”, orienta. Além disso, é recomendado que o consumidor registre sua reclamação no portal do Governo Federal  Consumidor.gov.


Nesses casos, é possível ir na justiça buscando o ressarcimento ou indenização moral pelo desgaste e pelo incômodo. “Há também a possibilidade de argumentar a perda de tempo com chats, telefones, além do estresse devido aos planos que foram desfeitos”, explica Abalém.


O que diz a 123 Milhas

  

A reportagem entrou em contato com a 123 Milhas. Em nota, a empresa afirma que honra todos os compromissos firmados com seus clientes. Não cancelou e nem cancelará nenhum pacote/voo vendido em seu site, de forma deliberada. "Entretanto, na modalidade de passagens e pacotes flexíveis, verificou-se uma inconsistência, por breve período de tempo, no sistema de envio de “formulário” para preenchimento do nome dos passageiros."





 

De acordo com a empresa, essa inconsistência provocou o envio equivocado do e-mail de cancelamento. "Lamentamos por isto e informamos que a 123 milhas, além de prestar todo o apoio necessário aos clientes afetados, resolverá a totalidade destes casos até sexta-feira (02/09)." 

 

Sobre os clientes apontados na matéria, a empresa informa que os casos já foram resolvidos e os clientes atendidos em suas demandas.

 

"Além dessa situação pontual que, como já descrito, está sendo tratada com todo empenho, prioridade e seriedade por nossa equipe, cumpre destacar que a 123 milhas, assim como a grande maioria das empresas do setor turístico brasileiro, está sendo fortemente impactada pelo fato do Brasil ter tido nos últimos meses um dos maiores índices de cancelamentos e alterações de voos da sua história.

 

Apesar deste contexto desafiador, ocasionado pela atividade de outras empresas, a 123 milhas segue apoiando todos os seus clientes na resolução desses e outros problemas e revê continuamente seus processos para atendê-los melhor, a cada dia, já que são sua razão de existir. Este apoio e esforço nos elegeu e premiou, por votação popular, como a melhor agência de viagens no atendimento a clientes, conforme o Prêmio Reclame Aqui 2021. Vale dizer que, considerando os últimos 6 e 12 meses, a 123 milhas possui a melhor reputação (RA 1.000) no atendimento a clientes neste mesmo site."

 

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais