Jornal Estado de Minas

SOL E CHUVA

Sol ganha 'auréola' de arco-íris em Recife; conheça o fenômeno natural

Os moradores de Recife, capital de Pernambuco, notaram algo diferente no céu, na manhã desta quinta-feira (13/1). Após uma chuva, um arco-íris se formou ao redor do sol, como se completasse o diâmetro da estrela.

Este fenômeno natural é chamado Halo Solar e também pode ser visto em cidades da Zona da Mata e do Agreste do estado.





 

Conforme o meteorologista Ruibran Dos Reis, o Halo Solar (auréola solar, em português) é um fenômeno óptico que acontece em razão da refração dos raios solares nas partículas de água cristalizadas que estão na nuvem cirrus. Assim, como o efeito de um prisma, o formato circular e as cores aparecem. 

“Com temperaturas baixas, forma uma nuvem cirrus. Então, dependendo da posição do astro e da posição que você o vê, a luz solar reluz nos cristais de gelo dessa nuvem e cria esse ‘círculo’ de arco-íris em volta do sol”, explica Ruibran.  

Já que o sol parece ter um formato ‘redondo’, o que vemos é um "círculo" com cores de arco-íris. 

Segundo o meteorologista, este fenômeno não é comum em Recife, por a capital pernambucana estar em uma região tropical. "A atmosfera é muito quente. Então, é difícil criar a nuvem ‘cirrus’”, afirma.





O Halo Solar é mais comum de acontecer em regiões mais frias, como a Região Sul do Brasil e em Minas Gerais na primavera, entre setembro e dezembro. “Nessa época é mais comum pois ainda tem água na massa de ar e, então, forma a nuvem", completa.

Nas redes sociais, moradores de Recife compartilharam imagens do fenômeno natural.

Veja fotos do Halo Solar em Recife: 

audima