Jornal Estado de Minas

IMUNIZAÇÃO

Crianças com comorbidades serão vacinadas primeiro no Brasil

As crianças de 5 a 11 anos que tiverem comorbidades estarão no início da fila de vacinação contra COVID-19. Nesta quarta-feira (5/1), o Ministério da Saúde incluiu esta faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI).




 
LEIA TAMBÉM: Veja como será a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra COVID-19
 
Ainda não existe uma data para o início da vacinação, mas a previsão é de que este público comece a ser vacinado ainda neste mês.

Até o fim de janeiro, a estimativa é de que 3,7 milhões de doses da Pfizer cheguem ao país.

Somente o imunizante da empresa será usado em crianças, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
LEIA TAMBÉM: Governo não vai exigir receita médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos 

Entenda

No Brasil, 301 crianças morreram em decorrência da doença desde a chegada do coronavírus até 6 de dezembro de 2021, o que, em 21 meses de pandemia, significa 14,3 mortes por mês, ou uma a cada dois dias.




 
 
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro diz que sua filha de 11 anos não será vacinada contra COVID-19
 
A venda, a distribuição e a disponibilização da vacina Pfizer contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos foram autorizadas pela Anvisa no mês passado. Por isso, o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para que, segundo a pasta, pais e responsáveis opinassem sobre o assunto.
 
Na manhã de terça-feira (4/1) foi realizada uma audiência pública, na qual três dos 18 participantes se opuseram à imunização de crianças.

  

audima